BA – Documentário exibe horrores deixados pela Bomba Atômica em Hiroshima, a insegurança e o perigo das usinas nucleares

Os dois anos da tragédia de Fukushima serão marcados com atos em diversas partes do mundo no dia 11 de março (segunda-feira próxima) e em Salvador, o documentário “08:15 de 1945”, que exibe os horrores deixados pela Bomba Atômica de Hiroshima e a insegurança das usinas nucleares, será lançado em três espaços:

11 de março (segunda-feira próxima)

10 hs – na sala 2 do Instituto de Biologia da UFBA, em Ondina

10 hs – no auditório 2 da Faculdade de Educação da UFBA, no Vale do Canela

19 hs – na Sala Alexandre Robatto da Fundação Cultural da Bahia, na Biblioteca Central nos Barris.

 

15 de março (sexta-feira)

16hs – no auditório do Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho, da Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus.

O documentário do cineasta Roberto Fernández, aborda a dramática realidade dos sobreviventes da bomba de Hiroshima lançada pelos Estados Unidos, há 68 anos, sobre a população civil japonesa. O filme relata os efeitos da explosão da bomba de Hiroshima e como o casal Morita fundou a Associação das Vítimas de Bomba Atômica no Brasil, para conseguir benefícios iguais aos que recebem os sobreviventes que ficaram no Japão, em especial a assistência à saúde.

Roberto Fernández é argentino, radicado em São Paulo, e trabalha com a Associação Hibakusha Brasil Pela Paz. Lançar este filme nessa data é uma forma de reverenciar a memória de milhares de vitimas da explosão de Fukushima, ocorrida há 2 anos (11/03/2011), e manter viva a chama de alerta ante os perigos dos  programas nucleares, como mostrou o derretimento da usina de Daiichi, cujas consequências para a sobrevivência da humanidade ainda não foram calculadas pela Ciência. Dois anos depois, as noticias são as piores possíveis, como a continuidade da queima de resíduos tóxicos e o aparecimento de peixes ultraradioativos na região.

O documentário clama pela não violência, pelo respeito aos Direitos Humanos, pela Paz! Os eventos são promovidos pela Associação Movimento Paulo Jackson –Ética, Justiça, Cidadania, Instituto Memória Roberto Pires, com apoio da DIMAS, FACED, IBIO, MSAT/FAMEB, COMPOP, Instituto Búzios, O Movimento Falso e entidades socioambientalistas da Bahia.

Contato:

Zoraide Vilasboas
Movimento Paulo Jackson
Tel.: 71 9948-4503 / e-mail: [email protected]

Laura Pires
Instituto Memória Roberto Pires
Tel.: 71 3494-9209 / laurapiresc@yahoo.com.br

Marcele do Valle
Instituto Búzios
Tel.: 71 9256-8849 / [email protected]

Enviada por Zoraide Vilasboas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.