MST e MCP realizam ato em homenagem a Chávez na embaixada da Venezuela

Por Solange Engelmann, Da Página do MST

Nesta quarta-feira (6), às 16h, cerca de mil trabalhadoras e trabalhadores do MST e do Movimento Camponês Popular (MCP) realizaram um ato na embaixada da Venezuela, em Brasília, em homenagem ao presidente Hugo Chávez, morto na terça-feira, em Caracas.

As camponesas e camponeses que se encontram acampados em Brasília, desde terça-feira (5), saíram em marcha do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) até a embaixada da Venezuela, onde realizaram uma mística em homenagem à memória e o legado de luta do comandante Chávez, e um ato público em solidariedade ao povo venezuelano.

Os movimentos renderam homenagens a luta do comandante Chávez pelo que ele chamou de socialismo do século 21, lamentaram a perda irreparável que sua morte representa para a Revolução Bolivariana e o povo venezuelano, mas se comprometeram em continuar a luta para derrotar o imperialismo e construir uma pátria latinoamericana livre e unida.

“Chávez incendiou a América Latina com um sonho de liberdade e justiça, tentando construir uma pátria livre e de integração popular. Por isso, nos comprometemos a continuar seu legado, que era de lutar contra o imperialismo e por uma América Latina livre. Chávez estará sempre vivo em nossos corações e mentes e na luta do povo latinoamericano”, prometeu o coordenador nacional do MST, Alexandre Assunção.

Ao final do ato os camponeses entregaram uma carta em solidariedade ao povo venezuelano, ao embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz, cantaram o hino nacional da Venezuela e deram um abraço simbólico na embaixada.

Acampamento Hugo Chávez

O acampamento, batizado de “Hugo Chávez” logo após a confirmação da morte do líder venezuelano, teve início com a ocupação de um terreno ao lado do prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na capital federal.

A atividade faz parte da Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina, que ocorre anualmente no mês de março, e tem como objetivo principal pressionar o governo federal para realização da Reforma Agrária.

Na carta os movimentos afirmam que o comandante Hugo Chávez foi a vanguarda no enfrentamento ao imperialismo e na construção de um projeto popular na América Latina. Clique aqui para ler a carta.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.mst.org.br/Via-Campesina-realiza-ato-em-homenagem-a-Chavez-na-embaixada-da-Venezuela#.UTjWT97PAkQ.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.