Parabéns! Associação Juízes para a Democracia (AJD) instalará núcleo no Ceará

A Associação Juízes para a Democracia (AJD) instalará seu núcleo no Ceará, em sessão solene, no Complexo das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa do Ceará, no dia 8 de março de 2013, às 15 horas. O evento é também convocado pelas Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza.

A AJD é uma entidade que congrega os juízes brasileiros, mas não de forma corporativa. São suas finalidades promover o respeito pelo Estado Democrático de Direito, promover a conscientização crescente da função judicante como proteção efetiva dos direitos humanos, individuais e coletivos, e sua concretização real, defender a independência do Poder Judiciário, promover a democratização da magistratura, considerar a Justiça como serviço público, proporcionando aos brasileiros seu controle e transparência, a defesa dos menores, dos pobres e das minorias na perspectiva de sua emancipação social, a criação e desenvolvimento de vínculos de cooperação entre os operadores jurídicos, e a difusão da cultura jurídica.

Não se trata de uma associação para obter vantagens nem promoções, pois seu foco é o povo brasileiro e não o umbigo de cada juiz ou juíza. Seu trabalho implica em sacrifícios e dedicação, nem sempre compreendidos pelos poderosos, mas, por isso mesmo, do interesse da nação e dos oprimidos.

A AJD tem longa história de lutas por suas finalidades, sendo reconhecida e respeitada nacional e internacionalmente. Atualmente trabalha em convênio com o Comissão Nacional da Verdade para o esclarecimento do papel do Judiciário durante a ditadura militar, além de desenvolver outras tarefas mais específicas.

A existência do seu núcleo no Ceará vai permitir a nossos juízes que desenvolvam pela primeira vez no Estado um trabalho voltado para o povo e não para a corporação.

Suas tarefas são do interesse de todos, e todos são bem vindos na instalação do núcleo.

Estará presente no evento o Juiz José Henrique Torres, presidente do Conselho de Administração nacional da entidade.

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.