Desigualdade cresce… Nos Estados Unidos

Por Cynara Menezes

Essa é para quem acredita na balela da “igualdade de oportunidades” do capitalismo. Nos EUA, o número de pobres vem crescendo de 2007 para cá. Em 2011 havia 200 mil famílias pobres a mais do que em 2010. Agora, 47,5 milhões de norte-americanos vivem em situação “análoga à pobreza”. O índice dos que vivem em “extrema pobreza” (com menos de 2 dólares por pessoa por dia) mais que dobrou nos últimos 15 anos e atualmente 1 em cada 15 americanos é considerado “muito pobre”.

O apartheid geográfico fica a cada dia mais intenso: na maioria das cidades, pobres e ricos estão separados por “boas” e “más” vizinhanças. A recessão empurra mais e mais americanos para as “vizinhanças ruins”. Hoje, 47 milhões de pessoas estão utilizando o programa do governo Food Stamp, que dá auxílio às pessoas de baixa renda ou sem renda para comprar comida.

Um vídeo que circula na internet tornou-se viral nos últimos dias ao mostrar a realidade sobre a desigualdade nos EUA. É simplesmente assustador para um país que sempre se gabou de ser a “terra das oportunidades”.


Compartilhada por Vanessa Rodrigues.

http://www.socialistamorena.com.br/desigualdade-cresce-nos-estados-unidos/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.