Brasília: Seminário Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento, 06 a 08/03

O seminário Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento faz parte de um conjunto de iniciativas implementadas pela ANDI – Comunicação e Direitos, Rede ANDI Brasil, Rede ANDI América Latina e entidades parceiras com o objetivo de impulsionar o debate público em torno do papel estratégico desempenhado pelas ferramentas de comunicação e informação nos processos de transformação social, em especial no âmbito das nações emergentes.

Estas ações inserem-se em um contexto sociopolítico continental marcado por tensões no campo da liberdade de expressão e pela premência quanto ao aperfeiçoamento de legislações e políticas destinadas a organizar as atividades do campo midiático – o que, necessariamente, passa pela disseminação do conhecimento qualificado sobre a temática.

Um dos meios adotados pela ANDI para impulsionar o debate público em torno desta agenda tem sido a elaboração de análises de situação e estudos comparativos (veja seção Publicações). Um dos trabalhos mais recentes é o livro Infância e Comunicação: referências para o marco legal e as políticas públicas brasileiras, que reúne informação sobre dez tópicos centrais para este campo – incluindo o mapeamento de experiências exitosas desenvolvidas por democracias consolidadas da Europa, da América do Norte e da Oceania.

De acordo com o diagnóstico traçado, de maneira geral os países da América Latina padecem de inconsistência técnica e de hesitação política no que se refere à interface que vincula os direitos da infância ao direito à comunicação. Muitos desses Estados carecem, inclusive, dos adequados instrumentos legais para equacionar os conflitos de interesse que habitualmente tensionam a complexa esfera da comunicação midiática.

Programação

O programa do seminário Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento inclui, ao longo dos três dias, diversas atividades no formato de sessões plenárias e de grupos de trabalho, sempre com o objetivo de traçar um amplo diagnóstico das principais tendências de desenvolvimento do “ecossistema midiático global” – um vasto e intricado campo, que agrega uma teia multidimensional de estratégias, meios e agentes comunicacionais: jornalismo, entretenimento, publicidade; rádio, TV, impressos, internet, redes sociais, mídias alternativas; jornalistas, produtores, empresários, agentes do Estado, lideranças do movimento social e, cada vez mais, os próprios cidadãos e cidadãs…

Entre os diversos tópicos abordados, estão as práticas de responsabilidade social empresarial no campo da comunicação, as metodologias de avaliação de impacto das iniciativas de mídia e comunicação para o desenvolvimento e as oportunidades de inclusão social oferecidas pela convergência de plataformas digitais.

Além disso, estarão em foco os projetos de educação para a mídia adotados hoje por inúmeros países, a publicidade dirigida às crianças e aos adolescentes, os sistemas de classificação etária para conteúdos audiovisuais e os desafios no campo das políticas de inclusão digital em nações marcadas pela desigualdade socioeconômica.

Entre outros especialistas convidados a compartilhar seu conhecimento ao longo do evento, temos representantes das seguintes entidades: The Communication Initiative; Global Forum for Media Development; International Clearing House on Children, Youth and Media; UNESCO; UNICEF; Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança; Consejo Nacional de Televisión (Chile); Consejo Asesor de Medios Audiovisuales e Infancia (Argentina); Secretaria Nacional de Justiça e Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Brasil); Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano; Sesame’s Workshop; Soul City; Media Monitoring Project; Fundación Yupana; The Guardian e Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo.

A este qualificado rol de convidados se agregam os representantes da PRAI, a Plataforma Ibero-americana de Reguladores do Setor de Audiovisual, que estarão reunidos no período da manhã, antes da abertura oficial do Seminário Internacional. A Plataforma, que é uma rede de entidades reguladoras e consultivas do setor de audiovisual da América Latina e Península Ibérica, sendo integrada por Argentina, Brasil, Colômbia, Catalunha, Chile, Portugal, Uruguai e Peru.

A iniciativa tem como objetivo constituir um foro de debate e cooperação, possibilitando o intercâmbio permanente de informações e pesquisas sobre matérias relacionadas com regulamentação do setor audiovisual, especialmente no cenário digital. Como temas de interesse estão os serviços de convergência de mídias, implementação de sistemas digitais de TV, classificação de conteúdos, fomento ao desenvolvimento do setor, educação para a mídia, sistemas de comunicação comunitários, qualidade informativa, entre outros.

Acesse aqui uma versão atualizada da programação, incluindo a relação dos especialistas convidados.

Importante: A maior parte das atividades do Seminário Infância e Comunicação conta com tradução simultânea em três línguas: português, espanhol e inglês. As exceções são os seguintes Grupos de Trabalho:

  • GT 2 (07 de março) e GT 5 (08 de março) contam com tradução em português e espanhol
  • GT 3 (07 de março) e GT 6 (08 de março) contam com tradução em português e inglês

Mais informações AQUI.

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

http://infanciaecomunicacao.andi.org.br/pt-br/content/apresentacao

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.