Onde no Brasil, branco se pinta de negro

Modelo americana loira e de pele clara é pintada para encarnar uma rainha africana na edição de março da revista Numéro, numa polêmica com o editorial africano com roupas coloridas e o jeito étnico.

Zulmira somos nós!

Recente polêmica da revista francesa Numéro que escolheu a modelo Ondria Hardin, de 16 anos, apresentada ao natural loira e de olhos azuis na imagem à esquerda, para em seguida encarnar uma mulher negra. A modelo de pele clara é pintada para encarnar rainha africana em ensaio.

No Brasil também se pinta branco de negro.

Em 1969, a emissora Rede Globo agiu de forma similar quando utilizou como protagonista da novela “A Cabana do Pai Tomás” um homem branco (o ator Sérgio Cardoso) que também era pintado de preto. O caso provocou polêmica pública sobre a questão racial na televisão brasileira. Era como se não existissem atores negros que pudessem fazer aquele personagem.

Entidades que defendem os direitos dos negros/as e telespectadores denunciaram a Rede Globo por racismo. A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant’anna no programa humorístico Zorra Total, passa dos limites do humor e caracteriza racismo. A denuncia ocorreu porque diversas reclamações chegaram à Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, órgão ligado à presidência da República, que notificou a 19ª Promotoria de Investigação Penal, no Rio de Janeiro, sobre o caso.

O personagem, apesar de fazer parte de um quadro humorístico, configura uma representação esteriotipada de uma mulher negra, na qual o ator pinta o rosto de preto.

Compartilhada por Hugo Ferreira Guarani Kaiowá.

http://zulmirasomosnos.blogspot.com.br/2013/02/onde-no-brasil-branco-se-pinta-de-negro.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.