Centro de Pesquisa sobre Empresas & Direitos Humanos lança dois novos portais em diversos idiomas

O Centro de Pesquisa sobre Empresas & Direitos Humanos acaba de lançar dois novos portais de destaque. Um esclarece os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU – padrão universal desta matéria apoiado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU -, e o outro informa aos usuários sobre a atividade do Grupo de Trabalho sobre Empresas & Direitos Humanos da ONU.

  1. Os Princípios Orientadores em Empresas e Direitos Humanos da ONU traçam as responsabilidades das empresas e obrigações dos governos em relação aos impactos sobre os direitos humanos corporativos. Foram unanimemente apoiados pelo Conselho de Direitos Humanos, em junho de 2011. Para maiores informações sobre os Princípios Orientadores em português visite o site especializado.
  2. O portal dos Princípios Orientadores inclui um ponto de apoio com meios concretos para a implementação dos Príncipios Orientadores da ONU e exemplos práticos de implantação por empresas, governos e outros.
  3. Para informações sobre o Grupo de Trabalho da ONU em português, visite no portal o site da versão especializada nesta língua. O Grupo de Trabalho da ONU acolhe informações relevantes que sejam enviadas a seu órgão – para mais informações clique aqui.
  4. Aos interessados informamos que o Pacto Global da ONU é uma iniciativa de caráter voluntário, lançada em 2001, tendo hoje a participação de mais de 5000 empresas e que integra a perpetuação dos direitos humanos, meio ambiente, trabalho e medidas anticorrupção. Podem ser encontradas mais informações sobre o Pacto Global nesta seção em nosso site. Documentos-chave sobre o Pacto Global em português encontram-se aqui.

Como você pode usar os portais e contribuir para os mesmos: projetamos estes portais para facilitar a todos o uso dos Princípios Orientadores, contribuir ou participar do Grupo de Trabalho, ou, ainda, tecer comentários a respeito de qualquer um deles. Por favor, enviem-nos sugestões de assuntos em qualquer língua para que possamos incluí-las em nossos portais. Estamos vivamente interessados em publicar comentários (refletindo diversos pontos de vista) sobre os Princípios Orientadores e o Grupo de Trabalho, exemplos de como outros interessados estão usando estes Princípios e se apresentam ao Grupo de Trabalho. Por favor, envie-nos comentários e apresentações e, se você está usando os Princípios, nos faça saber como.

Também solicitamos que envie seus comentários a respeito dos meios de implementação apresentados em nosso Portal dos Princípios Orientadores da ONU, incluindo sua experiência no uso destes meios, sugestões de melhora de qualquer sorte ou qualquer outro tipo de orientação que  lhe interesse ver desenvolvida.

Quem somoso Centro de Pesquisa sobre Empresas e Direitos Humanos é uma ONG independente que acompanha os impactos sobre direitos humanos (positivos & negativos) pelas  empresas em todo o mundo e fornece meios e recursos para auxiliar a todos que atuem nesta área. Mary Robinson, a precedente Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos preside nossa Rede de Assessoria. Nosso website, atualizado de hora em hora, abrange mais de 5.100 empresas.

Quando a sociedade civil traz à tona preocupações a respeito da conduta de alguma empresa, nós convidamos a empresa para responder. Publicamos em nosso site e em nossa Atualização Semanal as alegações e as respostas da empresa (ou a falta de respostas). Este processo incentiva as empresas a resolver os problemas e acusações trazendo resultados positivos.

Enviamos nossa Atualização Semanal para 16.000 assinantes no mundo inteiro; o formulário de inscrição (livre) está aqui. As atualizações exibem seções em inglês, francês e espanhol e estamos enriquecendo nosso material em árabe, chinês, português e russo.

Para mais informações sobre a nossa organização, clique aqui.

Nosso trabalho em relação aos Princípios Orientadores da ONU, ao Grupo de Trabalho da ONU e ao Pacto Global da ONU é apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido e da Commonwealth e pelo Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, apoiado pelo GIZ.

Enviado por Daniel Vince-Archer, Office Administrator & Outreach Coordinator do Business & Human Rights Resource Centre – www.business-humanrights.org. The Resource Centre provides information on the social and environmental impacts of over 5000 companies worldwide.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.