Chuva e descaso do governo em S. Sebastião mudam curso de rio e ameaçam 71 casas. Uma menina morreu.

Carro novo levado e destruído pelas águas em São Sebastião. Governo diz que se chover de novo pessoas devem "mudar de suas casas".

Paula Maria Prado, de São Sebastião

A Defesa Civil de São Sebastião removeu ontem 13 famílias de suas casas em Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião, e avalia a saída de mais 58 do morro do Esquimó, em Juquehy, por causa da mudança do curso de dois rios, consequência das fortes chuvas na cidade no final de semana.

Segundo a Defesa Civil, em Boiçucanga, o leito do rio Ribeirão de Itu migrou até 70 metros. “Se antes o rio tinha curvas, hoje ele segue em uma reta”, afirmou o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos.

Com a mudança de curso, famílias que estavam a 50 metros do rio tiveram que ser retiradas. “O Itu está passando por baixo das casas. Então está perigosa a estadia no local”, afirmou.

Em Juquehy, 58 famílias também correm risco, uma vez que o rio Juquehy está com baixa vazão. A Defesa Civil desconfia que a água esteja passando sob o Morro do Esquimó, cujo solo já encharcado tem provocado movimentações no local. “Estamos estudando se será necessária a retirada dos moradores”, afirmou Santos.

Temporais.
As chuvas do final de semana devastaram a região. No sexta-feira, uma enxurrada, consequência da cheia do rio Ribeirão de Itu, atingiu ao menos cinco imóveis e causou a morte de uma menina de 11 anos.

Segundo a Defesa Civil, as famílias já tinham sido alertadas sobre a área de risco. O corpo da vítima foi arrastado por um quilometro. Sua mãe teve escoriações e chegou a ser levada ao pronto-socorro.

Bairros.
No domingo à noite, a água dos rios baixou e as 20 famílias que estavam desabrigadas e outras 160 que ficaram desalojadas por causa de enchentes –também nos bairros Cambury, Maresias, Vila Sahy e Lobo Guará– retornaram para suas residências ou foram para a casa de parentes.

Ainda assim, o refeitório do Ginásio de Esporte de Boiçucanga, que recebeu as pessoas afetadas pelas chuvas, continuará servindo alimentação às famílias até que elas consigam recuperar eletrodomésticos essenciais, como geladeira e fogão. O local funciona ainda como ponto de arrecadação de donativos.

Ubatuba.
Na cidade, os rios Cachoeira dos Macacos e Cascata transbordaram. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 18 famílias dos bairros Piranguinha, Vale do Sol e Cachoeira do Macaco –cerca de 72 pessoas– tiveram que deixar suas casas na madrugada de sábado por causa de enchentes.

Elas foram alojadas no ginásio de esportes e no colégio Mário Covas. Outras 60 pessoas foram para a casa de parentes. A maior parte já voltou para casa. Pontes e calçamentos foram danificados.

Casa semidestruída pelas águas do rio que teve seu curso mudado, com o assoreamento. Mas o governo não faz nada a não ser dizer que, se chover de novo, as pessoas devem “se mudar”!

Enviada por Sonia Mariza Martuscelli para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/chuva-em-s-sebasti-o-muda-curso-de-rio-e-ameaca-71-casas-1.379549

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.