Vídeo “Agroflorestação: outro jeito de fazer agricultura no semiárido” é selecionado para participar de festival internacional

“A agrofloresta é
Um sistema
de produção
Com o solo
sempre encoberto
Por toda a vegetação
Sem precisar desmatar
E nem tão
menos queimar
As belezas do sertão”

Erivan Camelo e José Neto Machado

Por Monyse Ravena- Assessora de Comunicação da Cáritas Regional Ceará

O vídeo “Agroflorestação: outro jeito de fazer agricultura no semiárido” produzido pela Cáritas Brasileira Regional Ceará foi selecionado para participar do festival internacional “online film festival Green Unplugged”, realizado pelo Studios Cultura Unplugged.

O estúdio divulga e descobre filmes ‘alternativos’ com temática social ao redor do mundo, com os temas Direitos Humanos, Migrações, Fome e pobreza, política, raça e gênero.

No Caso do festival Green (verde), ele pretende estimular a discussão sobre alternativas e práticas sustentáveis, diante do quadro alarmante de degradação do meio ambiente em que nos encontramos. A organização do festival espera ainda que os filmes possam ajudar a perceber um caminho coletivo em busca da sustentabilidade ambiental. O festival pretende refletir sobre o meio ambiente e a necessidade de co-criar a futura geração com amor e respeito pela mãe terra.

Na edição deste ano estão participando cineastas de 113 países. De acordo com os organizadores, é um festival onde “as pessoas se unem para compartilhar suas vozes, não só como cineastas Mas como cidadãos preocupados com o planeta”. Um total de 952 filmes serão exibidos em verde Unplugged e podem ser assistidos online no Film Festival TV. Yogesh Jagam da equipe do estúdio diz que o público que chega ao festival inclui ativistas, professores, cineastas e produtores de países do mundo inteiro, “eles não só se identificam com os filmes, mas também com os talentos que o realizam”.

O vídeo traz um panorama sobre os sistemas agroflorestais no Ceará e depoimentos de agricultores e agricultoras que cultivam e produzem na terra através do manejo dos sistemas agroflorestais. Outro destaque do vídeo é que a narrativa é toda entremeada por versos de cordéis cantados por cantadores populares do sertão do Ceará. Técnica, política e poesia se misturam na tela.

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

http://caritas.org.br/novo/2013/02/18/video-agroflorestacao-outro-jeito-de-fazer-agricultura-semiarido-e-selecionado-para-participar-de-festival-internacional/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.