Funai apoia valorização cultural do povo Xavante (MT)

Desde 2010, a Funai apoia os Xavante das Terras Indígenas Pimentel Barbosa e Areões com a implantação do Centro Etnoecológico Abahi Tebredzê. O espaço é destinado à realização de cursos, oficinas, encontros e outras vivências relacionadas à valorização cultural e ao intercâmbio de conhecimentos associados à produção sustentável, gestão territorial, segurança alimentar e demais temas correlatos e de interesse das comunidades.

O Centro Etnoecológico fica à margem do rio das Mortes, na TI Pimentel Barbosa, e sua construção foi realizada pelos próprios Xavante, que utilizaram materiais da região e contaram com apoio técnico e financeiro da Funai por meio da CR Xavante/CTL Água Boa e das Coordenações Gerais de Promoção da Cidadania (CGPC), de Gestão Ambiental (CGGAM) e de Etnodesenvolvimento (CGETNO).

Um campo experimental para o cultivo e a disseminação de espécies nativas com importância alimentar e cultural para os Xavante de Pimentel Barbosa e Areões está em implantação, no entorno do centro. O objetivo é que, paulatinamente, sejam criadas, nas diversas aldeias da região, as chamadas Unidades Pedagógicas, que funcionarão como “satélites” do Centro Etnoecológico.

Anualmente são realizadas diversas atividades no local, com foco na educação para a sustentabilidade, um modelo educativo extra-escolar e comunitário, que envolve lideranças, professores e agentes de saúde.

Além da Funai, as ações têm contado com a parceria do Ibama e da Prefeitura de Canarana-MT. A intenção é ampliar o leque de parceiros externos – incluindo Embrapa, universidades e demais instituições – e também internos, envolvendo outros setores da Funai, que  desenvolvam projetos com possibilidade de serem integrados às atividades do Centro Etnoecológico Abahi Tebredzé.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2013/02_fev/20130214_02.html

Enviada por Bebel Gobbi.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.