RJ – Polícia investiga racismo contra menino de 11 anos em farmácia

A avó adotiva do garoto prestou queixa contra um funcionário, que teria perguntado à operadora de caixa se o menino estava ‘incomodando’

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a queixa de uma mulher contra o funcionário de uma farmácia que teria feito declarações racistas contra o neto adotivo dela, de 11 anos. A aposentada Carmen Maria dos Santos afirmou que, enquanto pagava as compras em uma filial da rede Pacheco, um empregado do estabelecimento se aproximou do menino e perguntou duas vezes à operadora do caixa se ele estava incomodando. A avó se revoltou e registrou a queixa na 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes).

“Eu falei: ‘não acredito que você está falando isso com ele. Se fosse branco de olho azul, você não estaria falando isso'”, disse a aposentada à rádio CBN na terça-feira. Segundo Carmen, o garoto, que é criado por ela desde que era bebê, chorou muito após o ocorrido. “Meu neto falou pra mim: ‘vovó, fica quieta, deixa pra lá, deixa pra lá, é por isso que eu não gosto de ser preto'”, disse ela.

Foi aberto um inquérito por injúria qualificada pela prática de racismo, de acordo com a delegada Adriana Belém. Os funcionários da farmácia foram chamados para prestar depoimento. Como o estabelecimento tem vários empregados, a polícia pediu que a drogaria entregue as imagens de câmeras de segurança para que o suspeito seja identificado.

A direção da rede de farmácias Pacheco divulgou uma nota à imprensa afirmando que “já está em processo de apuração do fato e tomará as medidas necessárias”. A empresa disse que tem compromisso em atender bem seus clientes e que faz treinamentos e monitora constantemente seus funcionários.

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/rj-policia-investiga-racismo-contra-menino-de-11-anos-em-farmacia,a650febae8fac310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.