Xakriabá: ALMG discute situação de povo indígena do Norte de Minas

Audiência debate o impacto da seca e as más condições de vida das famílias da tribo Xakriabá

Com portal da Assembleia Legislativa

A situação das famílias indígenas do município de São João das Missões, no extremo-norte do Estado, será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será nesta segunda-feira (4/02/13), às 9h30, na escola estadual indígena Bokimuju, Aldeia Brejo Mata Fome, na Reserva Indígena Xakriabá. O requerimento é do deputado Paulo Guedes (PT).

Segundo a assessoria do deputado, o objetivo da audiência é discutir os problemas relacionados à seca e às más condições de saneamento básico, saúde, habitação e alimentação enfrentados pelas famílias. Além disso, é tema de debate a atuação dos órgãos federais (Funai, Sesai, Funasa e Conab) na região da reserva.

Indagado sobre o porquê da seca estar na pauta do encontro, apesar do bom regime de chuvas que cai na região neste mês de janeiro, o deputado petista diz que o pedido da visita foi protocolado no ano passado, quando o município de São João das Missões enfrentava problemas com a estiagem. Segundo Paulo Guedes, os efeitos da seca são uma constante na região.

Convidados

São aguardados na audiência o prefeito de São João das Missões, Marcelo Pereira de Souza; o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador João Pinheiro dos Santos; a juíza da Comarca de Manga, Roberta Souza Alcântara; o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza; o superintendente regional da Polícia Federal, Sérgio Barboza Menezes; o superintendente regional do Ibama, Marco Túlio Simões Coelho; o coordenador regional substituto da Funai, Thiago Henrique Siorott; o superintendente regional da Fundação Nacional da Saúde, Célio Gonçalves Rios; a promotora da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manga, Renata de Andrade Santos; o secretário municipal de Saúde de São João das Missões, Otelice Nunes de Oliveira; o cacique da tribo Xakriabá, Domingos Nunes de Oliveira e a liderança da tribo Xakriabá, Emílio Lopes de Oliveira.

http://www.luisclaudioguedes.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2295:comissao-da-assembleia-vai-a-missoes&catid=121:norte-de-minas&Itemid=27

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.