MST marcha hoje em Belo Horizonte por justiça para Felisburgo e contra despejos

Da Página do MST

Nesta sexta-feira (01/2), a partir das 8h, o MST realiza uma marcha entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Tribunal Regional Federal, em Belo Horizonte-MG.

A marcha faz parte da Jornada de Lutas dos Movimentos sociais de Minas Gerais que exige justiça para Felisburgo, com a condenação de Adriano Chafik, responsável pelo massacre. A suspensão de 35 mandados de despejos de acampamentos de Sem Terra, o fim da violência contra os trabalhadores e a agilização da Reforma Agrária no estado são outras demandas do movimento.

O Tribunal Regional Federal está localizado na Avenida Álvares Cabral, 1.805, bairro Santo Agostinho, ao lado da Assembléia Legislativa. No dia 20 de novembro do ano passado o Massacre de Felisburgo completou oito anos. Até agora, ninguém foi punido pelo assassinato dos cinco trabalhadores rurais e pelos ferimentos a bala de outras 12 pessoas. Entre os feridos estava uma criança de apenas 12 anos, que levou um tiro no olho.

O julgamento de Chafik, mandante confesso do Massacre de Felisburgo, deveria ocorrer em janeiro deste ano na capital Belo Horizonte, mas foi adiado e ainda não tem data para acontecer. “Essa jornada serve para acumularmos forças para a luta em torno do julgamento. A violência contra os trabalhadores não passará em branco. Nossa resposta à violência é a luta”, afirma o coordenador estadual do MST, Silvio Neto.

Jornada de Lutas

Cerca de 350 trabalhadores e trabalhadoras de vários movimentos sociais do campo de Minas Gerais ocupam, desde o dia 21 de janeiro, a Superintendência Regional do Incra, em Belo Horizonte. Os movimentos sociais prometem não sair no prédio enquanto o governo federal não cumprir as reivindicações. Enquanto aguardam o retorno das negociações com o governo os Sem Terra estão organizando uma criação de porcos e galinhas, na entrada do órgão.

Participam da ocupação o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento Popular dos Sem Terra (MPST), Movimento de Luta pela Terra e Moradia (MLTM), Movimento Popular pela Reforma Agrária (MPRA), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Cut) e o Movimento de Luta Família São José dos Cravos.

“Ocupamos o Incra para pressionar a presidente Dilma para cobrar a retomada da pauta da Reforma Agrária, com as desapropriações de latifúndios e o desenvolvimento dos assentamentos no estado. Os Sem Terra não aguentam mais tantas promessas do Incra que não são cumpridas. A paciência dos Sem Terra chegou no limite”, denuncia o coordenador do MST em Minas Gerais, Enio Bohnenberger.

Os Sem Terra também denunciam a atuação parcial da Vara Agrária e da Justiça Federal de Minas Gerais, que na maioria dos processos relacionados à ocupação de latifúndios concedo liminares favoráveis aos fazendeiros, decretando imediatamente o despejo das famílias acampadas.

Outras Atividades

No dia 04/02, os Sem Terra irão se reunir com os deputados federais e estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) de Minas Gerais, para cobrar a retomada da Reforma Agrária no estado. E no dia 06/02, também será realizada uma Audiência Pública para denunciar os despejos violentos que vem ocorrendo em acampamentos de Sem Terra no estado e as ameaças de 35 novos despejos. As duas atividades serão realizadas na Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte-MG.

Os trabalhadores também aguardam uma audiência com o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, dentro do prazo de dez dias, para discutir a questão dos despejos de Sem Terra no estado.

http://www.mst.org.br/content/mst-marcha-em-belo-horizonte-por-justi%C3%A7a-para-felisburgo-e-contra-despejos

Enviada por Pablo Matos Camargo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.