O Brasil sem maquiagem. Imperdível!

Luiz Prestes

A nossa “realidade”, brasileira, aquela que nos chega diariamente pelos meios de comunicação, é exatamente isso: um make-up, uma maquiagem. Mas uma maquiagem tão mal feita que não esconde muita coisa, que não resiste a nem um pingo de água. Na nossa linguagem de cientistas sociais, chamamos isso de discurso. E o que nos espanta nesses discursos, é o quanto eles são aceitos sem crítica e sem discussão. Mas… será mesmo que não temos críticas a esses discursos?

No geral, não há. E quando existem, estão restritas a meios de divulgação de pouca expressão; desconhecidos do grande público. Estes discursos são aceitos e não vemos muitas críticas a eles, e se sustentam, não porque falte quem os desmontem, mas sim porque há espaço apenas para o discurso dos que enganam, apoiados por uma mídia comprometida com eles. E há uma “aceitação”, mesmo quando se sabe que se trata de discursos sem fundamento, porque nossa sociedade se acostumou com a manipulação, com a enganação, ela está anestesiada, embrutecida, indiferente à violência, à mentira, ao engodo, à hipocrisia, à injustiça porque, mesmo quando os discursos são desmontados, nada acontece aos promotores da violência, da injustiça, da corrupção. O espaço da crítica, da análise destes discursos, ainda é restrito – quase inexistente – nos grandes meios de comunicação, que são seus promotores – por estarem com eles comprometidos.

Ainda quando alguém busca o que há por trás das maquiagem/discurso, poucos são os que podem e conseguem fazer reverter as consequências nefandas desses discursos/ideologias. Mas nem tudo está perdido: temos que insistir em desmascarar essas mentiras, algum sucesso se consegue com isto. O embargo da demolição da Aldeia Maracanã e a discussão dessa proposta safada do governo do RJ, entre outros, é um exemplo de que as redes sociais e a internet se constituem em um espaço a partir do qual é possível atacar esses discursos e, principalmente, as ações escusas que eles encobrem. Então, vamos publicizar críticas como a deste vídeo e desmascarar esses discursos mentirosos.

Compartilhado por Luiz Prestes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.