Cáritas comemora 30 anos de trabalho com mulheres

Por Victória Holzbach- Assessora de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

Era 1983. Vila Bom Jesus. Passo Fundo-RS. Ali, se iniciava uma história de resistência e organização das mulheres no município, que mais tarde resultaria em dezenas de grupos em diversas localidades da região.

O apoio da Cáritas Arquidiocesana para a construção de tanques comunitários no local começou a mudar a realidade e a vida das donas de casa, que antes utilizavam o rio para a lavagem de roupas. A partir deste momento, a organização de grupos de mulheres se tornou uma das principais bandeiras defendidas pela entidade – e comemora este ano 30 anos de história.

No decorrer destas três décadas, a entidade tem trabalhado com as mulheres em diversas perspectivas. Seja na organização de grupos, na formação de lideranças, no incentivo ao voluntariado, na promoção de oficinas de capacitação e geração de renda ou na realização de encontros de integração.

O desenvolvimento destas atividades propicia a reflexão de muitas temáticas pertinentes ao dia a dia das mulheres como combate a violência, preservação ambiental, combate e prevenção ao estresse, saúde da mulher, participação política e cidadã, alimentação saudável, autoestima, gênero e complementação e geração de renda.

Toda a luta das mulheres tem o objetivo de afirmar seus direitos, sua liberdade e sua dignidade. Ela revela a crença de que é possível construir relações de afeto, solidariedade e cooperação, tanto na vida pessoal, como na esfera pública. Neste sentido, a Cáritas apoia e incentiva a luta das mulheres para que elas se afirmem como agentes de transformação social, como sujeitos políticos da própria história e da história de nossas comunidades.

Dois espaços que propiciam de forma muito significativa o desenvolvimento destes fatores são os grupos de mulheres – que atualmente somam mais de 40 na arquidiocese de Passo Fundo – e os encontros arquidiocesanos – realizados de dois em dois anos para reunir todas a mulheres integradas nas ações da Cáritas.

Este ano, o XI Encontro Arquidiocesano de Mulheres será realizado na Paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo-RS, no dia 09 de março. O momento terá como tema “A missão da Mulher Cáritas: na sociedade, na família, na Igreja e com a Juventude” e deve reunir cerca de 400 participantes.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://caritas.org.br/novo/2013/01/29/caritas-comemora-30-anos-de-trabalho-mulheres/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.