Pressione o IPHAN para salvar a Aldeia Maracanã!

 Meu Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou ontem sua intenção de tombar o antigo Museu do Índio, evitando a sua demolição. Essa é uma conquista sua e dos outros milhares de brasileiros que pediram que o espaço não virasse um estacionamento. Porém, nós sabemos que se o tombamento for feito pelo Governador, ele próprio ou seus sucessores poderão voltar atrás e demolir o prédio no futuro. A única forma de termos certeza de que o tombamento será respeitado é com uma decisão do IPHAN, o órgão federal que tem a missão de proteger o patrimônio de todos os brasileiros.

Nesse exato momento, a Presidente do IPHAN, Jurema de Sousa Machado, tem em suas mãos o pedido de tombamento feito pela Defensoria Pública da União. Por isso, não perca tempo: mande agora uma mensagem para a Presidente do IPHAN pedindo que ela assine o pedido de tombamento do antigo Museu do Índio.

A melhor maneira de proteger um espaço público importante para a nossa cultura é com uma ordem do IPHAN. Tombamentos feitos pelo Governo do Estado ou pela Prefeitura podem ser facilmente desfeitos, como nos casos conhecidos do Parque Aquático Julio Delamare e do Estádio de Atletismo Celio de Barros. Não vamos correr o risco desta história triste se repetir no caso do Museu do Índio. A hora de agir é agora! A Presidente do IPHAN pode proteger o Museu de verdade, e está com o pedido de tombamento em suas mãos neste exato momento. Vamos pedir pra ela assinar? A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, já se manifestou a favor deste tombamento. Só está faltando a nossa voz.

Depois que a gente conseguir garantir a permanência do antigo Museu do Índio, vamos pedir ao governo que a definição do uso deste local seja feita com a participação dos brasileiros, cariocas, e dos índios que há mais de 6 anos pedem que o lugar seja transformado num centro vivo de celebração da nossa cultura e da nossa história. Afinal, quem melhor do que nós todos para pensar em um monte de coisas bacanas que poderiam acontecer em um espaço tão importante? Vai ser uma história bonita, e ela só está começando. Chegou a hora do IPHAN fazer o que sabe fazer melhor: proteger o patrimônio dos brasileiros! Mande agora sua mensagem para a Presidente Jurema de Sousa.

Por um Rio de Janeiro cada vez mais lindo.

Alessandra, Daniela, Rafael, Felipe, João, Miguel, Igor, Marcel e toda a equipe do Meu Rio

http://meurio.org.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.