BA – Comunicado de Emergência do Povo Kiriri Canta Galo

A nação Kiriri vem por meio do representante Manoel Cristovam Batista, cacique do povo Kiriri, decretar estado de emergência e a situação caótica que vem acontecendo em nosso território e região do semiárido Nordeste II, motivo esse que nos leva a situação de calamidade aos povos Kiriri e Tuxá do município de Banzaê, Kaimbé Massacará do município de Euclides da Cunha e Toca do Cru, município de Quijingue. Nos últimos três anos (2010, 2011 e 2012) estamos sofrendo com longas estiagens e nos períodos de plantio de feijão e milho não houve safra, motivo esse que se agravou nos decorrentes meses afetando também a safra da castanha. Portanto, a situação em 2013 chega em estado de emergência precária: Lagoas secas, tanques, barreiros, barragens, cisternas e açudes da região secaram, até as nascentes naturais (que chamamos de minadores) também estão secando.

A preocupação dos povos indígenas é ver tudo se acabando por falta de alimentação e escassez de chuvas, as criações de animais morrendo de fome e sede, jovens sendo obrigados a saírem de suas aldeias deixando suas famílias, seus costumes e tradições em busca de oportunidades em outras regiões do país. Os programas que foram implantados pelo governo Federal e Estadual não estão sendo suficientes para atender todas essas demandas causadas pela seca.

Sabemos que o governo Federal e governo Estadual investiram R$ 15 milhões de reais em perfurações de poços artesianos de alta vazão na região, entre eles alguns foram perfurados no município de Banzaê e que essas vazões de água não vieram a contemplar aos povos indígenas dessa região. Se o governo tivesse investido pelo menos parte dessa vazão para irrigação da agricultura familiar nas terras indígenas, talvez não estivesse nessa situação.

Somos uma população de 5.200(cinco mil e duzentos) indígenas em situação crítica na região. O povo Kiriri reunido nos dias 07 e 08 de janeiro de 2013 na aldeia Canta Galo pautaram o seguinte assunto: perfuração de poços artesianos de alta vasão para irrigação da agricultura familiar e consumo na agropecuária coletiva e individual. A irrigação é um dos mecanismos fundamentais ao desenvolvimento sustentável, sendo uma atividade praticada pelos povos indígenas.

Diante das situações que nos encontramos somos obrigados a pedir soluções imediatas para resolver os problemas causados pela seca enquanto a chuva não chega a nossa região e as perfurações dos poços artesianos não acontecem, para amenizar o sofrimento de nossos índios e dos animais pedimos urgentemente cesta básica para as famílias indígenas.

Ao Sr. Coordenador Geral do MUPOIBA – Adenilton de Oliveira Santos.

Atenciosamente,

Povo Kiriri Canta Galo, representante Manoel Cristovam Batista – Cacique

http://barcadasletras.blogspot.com.br/2013/01/comunicado-de-emergencia-do-povo-kiriri.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.