RS – Prefeitura de Santa Maria pede apoio voluntário de profissionais da saúde

A prefeitura de Santa Maria está convocando psicólogosenfermeiros e demais profissionais da área de saúde para atuarem como voluntários no apoio às famílias das vítimas, que estão no Centro Desportivo Municipal (CDM). A orientação é para irem ao CDM, na Rua Appel, 795, e se apresentarem no portão principal, levando carteira de identificação profissional.

No local, também pode ser feita a doação de água, papel higiênico, máscaras, álcool gel e luvas. Os voluntários devem chegar próximo as 19h para estabelecer um turno de revezamento com os que já estão auxiliando no local.

Para quem está em outras cidades ou estados, uma Central de Apoio está funcionando no endereço que pode ser acessado AQUI. Após as notícias, na maioria locais exceto pelo parágrafo anterior, há uma lista de pessoas se oferecendo para ajudar, inclusive viajando para lá de outros locais . Os oferecimentos envolvem desde a ida de psicólog@s especializad@os em morte e luto, até uma empresa, oferecendo um caminhão para levar doações até a cidade.

Por outro lado, no Centro Desportivo Municipal está sendo feito um cadastramento dos familiares que estão em busca de informações sobre vítimas de outras cidades. Nesses casos, a prefeitura está disponibilizando o encaminhamento para hotéis da cidade, sendo que as despesas com hospedagem e alimentação ficarão por conta do poder público municipal.

No entanto, a Defesa Civil aconselha que só passe pelo local somente quem realmente tem alguma relação com as vítimas, pois o acúmulo de curiosos pode acabar dificultando o trabalho.

A Defensoria Pública também está mantendo plantão, para auxiliar as famílias em questões legais.  Link da Central de Apoio: http://wp.clicrbs.com.br/tragediaemsantamaria/, compartilhado por Ricardo Horto Machado.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.