Sem-terra desocupam Instituto Lula após 32 horas

Após reuniões, é agendado encontro do grupo com o presidente nacional do Incra

Após 32 horas, termina ocupação no Instituto Lula

Agência Estado

Durou 32 horas a ocupação de sem-terra e estudantes no prédio do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. Após reuniões entre os assentados e “apoiadores da ação”, os sem-terra decidiram deixar o instituto e manter a ocupação concentrada na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na capital paulista. Está marcada para as 17 horas desta quinta-feira uma reunião entre os sem-terra e o presidente nacional do Incra, Carlos Guedes.

Os sem-terra chamaram a direção do Instituto Lula para fazer uma inspeção nas dependências. Segundo o diretor da entidade Luiz Dulci, “todos os cômodos estão limpos e em ordem”. O segundo andar do prédio, onde fica o escritório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está “intacto”.

Na saída, os sem-terra homenagearam a funcionária do instituto Lula Nina Santos, que é neta do geógrafo Milton Santos, que dá nome ao assentamento na região de Americana, onde 68 famílias vivem a expectativa de sofrer uma reintegração de posse nos próximos dias. “A gente é pequeno, mas é muito corajoso. A nossa situação é desesperadora”, disse Paulo Albuquerque, um dos coordenadores da ação.

Albuquerque espera que as negociações desta tarde sejam “satisfatórias” para os assentados e, na sua opinião, a única solução possível é a assinatura do decreto, pela presidente Dilma Rousseff, desapropriando a área por interesse social. O grupo ressaltou que, caso as negociações não avancem, poderão procurar a presidente Dilma, que terá uma ampla agenda de compromissos na capital paulista na sexta-feira (25). “Se a gente não estiver satisfeito, a gente vai encontrar a presidente Dilma em São Paulo. A gente vai até ela”, disse Albuquerque.

Além de manter a ocupação no Incra, os sem-terra anunciaram que as três pessoas que estão em greve de fome e acorrentadas na frente do prédio da Presidência da República, em São Paulo, continuam no local. No início da tarde, o grupo de cerca de 80 pessoas – a maior parte de estudantes – deixou o prédio do instituto aos gritos de “assina ‘Dilma vez'” e “Milton Santos: resistência e luta”.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2013/01/24/interna_nacional,345775/sem-terra-desocupam-instituto-lula-apos-32-horas.shtml#.UQGIlFwwVyg.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.