SP – Palmares realizará ato pela paz e direito a liberdade religiosa

Por Daiane Souza

No dia em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, a Fundação Cultural Palmares realizará em São Paulo, um ato pela paz e pelo direito a liberdade de crença. Será um talk show com especialistas em religiosidade e cultura afro-brasileira. Além disso, a Fundação participará como apoiadora a uma cerimônia ecumênica com lideranças de diversas filosofias cristãs e de matriz africana, organizada pela Prefeitura de São Paulo.

O talk show será marcado pelas presenças do professor Samuel Gomes de Lima, da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (Ablirc), a doutora Damaris Moura Kuo, da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB), e Egbonmy Conceição Reis, do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab). Eles falarão sobre a constitucionalidade do direito de crença, tolerância e mobilização para o respeito entre os adeptos de diferentes religiões.

Os dois eventos acontecerão na região central de São Paulo. O talk show está agendado para às 15h na Rua Quitanda, n°162, Praça do Patriarca. Já a cerimônia está prevista para às 17h no Vale do Anhangabaú. Dela, participarão personalidades como Padre Marcelo Rossi (Igreja Católica), a cantora e deputada estadual Leci Brandão (Tradições de Matriz Africana) e a cantora Jamily (Igreja Evangélica).

Na sequencia, será inaugurada oficialmente a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial e haverá o anúncio da portaria que prevê a constituição de um Grupo de Trabalho para a criação do Fórum Inter-religioso do Estado. Para encerrar as celebrações, será promovido um show com Olodum e os grupos Art Popular, Samprazer e Katinguelê.

Reflexão – No mesmo dia, o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) do Rio de Janeiro realizará o seminário Caminhos para a liberdade religiosa, parte de um ciclo de debates que já passou por três cidades do estado. De acordo com Astrogildo Filho, um dos organizadores do evento, os seminários devem culminar em uma grande mobilização contra a intolerância religiosa, no dia 21 de janeiro de 2013.

Segundo ele, os temas discutidos nos eventos foram “liberdade de expressão” e “laicidade e o Estado”. Um dos resultados dos encontros foi a proposta de criação do Plano Nacional de Intolerância Religiosa. A preocupação das instituições e do Governo Federal em tratar da questão da religiosidade se dá por conta dos altos índices de intolerância. Somente no Facebook, em 2012, foram registrados 494 casos de agressão a adeptos de religiões não oficiais, segundo a ONG Safernet Brasil.

O seminário Caminhos para a liberdade religiosa acontecerá no Centro Cultural Justiça Federal e terá início às 9h30. O endereço do local é Avenida Rio Branco, n° 241, Cinelândia.

Pelo Brasil – Os povos tradicionais de terreiros de todo o país já se preparam para o Dia Nacional Contra a Intolerância Religiosa. Na Cinelândia, também no Rio de Janeiro, acontecerá a partir das 9h do dia 21, um ato ecumênico do qual participarão pessoas das mais diversas religiões. O ato trabalhará como tema a oposição a toda a forma de violência contra a manifestação religiosa pessoal ou coletiva, em um país onde a liberdade de expressão religiosa é garantida pela Constituição Federal.

No Rio Grande do Sul, as lideranças de terreiros se organizam para a V Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa que acontecerá em Porto Alegre a partir das 16h. Duas horas antes, o governador local assinará decreto que cria Grupo de Trabalho para a implementação do Conselho dos Povos de Terreiros e da Política de Promoção da Igualdade Racial do Estado.

Já no Pará, no dia 20, O Comitê Inter-religioso do Estado realizará o Ato de Combate a Intolerância Religiosa. O movimento acontecerá a partir das 9h no Anfiteatro da Praça da República. Em São Paulo, o Projeto Homospiritualis promoverá o Fórum Permanente de Educação, Cultura de Paz e Tolerância Religiosa, que também está previsto para o domingo (20). Informações e inscrições, pelo e-mail homospiritualis_br@hotmail.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.palmares.gov.br/2013/01/palmares-realizara-ato-pela-paz-e-direito-a-liberdade-religiosa/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.