Bahia Singular e Plural: “Chegança de Mouros”

Por Josias Pires

“Chegança de Mouros” é uma manifestação da cultura popular inspirada na saga marítima portuguesa e nas lutas medievais travadas pelos europeus contra árabes, turcos e mouros. São encenadas, principalmente, por pescadores, que representam marujos e oficiais de um navio. O espetáculo pode durar até doze horas e se compõe de vários episódios independentes, que lembram as saudades que os marujos sentiam das suas terras de origem, os amores deixados nos portos e também as dificuldades enfrentadas durante as longas travessias marítimas, como as tempestades, naufrágios e brigas entre tripulantes. O ponto alto do espetáculo são as lutas contra os mouros, que acontecem em alto mar.

Mário de Andrade, um dos principais estudiosos da cultura popular tradicional brasileira, defendeu a tese de que as “Cheganças”, apesar de terem todos “os seus elementos importados de costumes ibéricos, são entidades próprias, aqui organizadas e de indiscutível formação brasileira em seu conjunto”. Elas teriam sido reelaboradas no Brasil, durante o século XVIII, por iniciativa de poetas urbanos, que tomaram como matéria-prima o cancioneiro e velhos romances de Portugal e da Espanha.

Chegança era o nome de uma dança ibérica, que tinha influência de tradições mouras. Suas cantigas foram proibidas em Portugal, por serem consideradas indecentes. No Brasil, porém, a Chegança ganhou características diferentes das de Portugal: ela nasceu para narrar a epopéia marítima portuguesa e para afirmar, entre os brasileiros, a fé cristã. As cheganças representam a luta do Bem contra o Mal, do Cristão contra o Infiel.

O domínio árabe sobre a península ibérica durou sete séculos. Granada, o último território espanhol ocupado pelos mouros, só foi reconquistado pela Espanha em 1492, o mesmo ano em que Colombo chegou à América. Mouro era o árabe nascido na Mauritânia, no norte da África. Mas foi o nome que passou a designar todos os árabes e outros muçulmanos, considerados inimigos da cristandade. Os mouros deixaram marcas culturais profundas em Portugal e na Espanha. E essas influências mouriscas chegaram ao Brasil na memória dos colonizadores portugueses.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.