Morre o historiador e professor baiano Ubiratan Castro

Historiador estava internado no Hospital Espanhol

Ele estava internado em decorrência de problemas renais desde setembro

Da Redação

O professor, historiador, e diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo morreu por volta de 7h desta quinta-feira (3). Ele estava internado há dois meses, no Hospital Espanhol, em Salvador, em decorrência de uma infecção que se agravou nos últimos dias.

O historiador tinha 64 anos e era paciente renal crônico. O horário do sepultamento do corpo ainda não foi divulgado.

Ubiratan era licenciado em história pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), mestre em história pela Universidade de Paris X – Nanterre, doutor em história pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, além de bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O professor assumiu a direção geral da Fundação Pedro Calmon em 2007. Ele  também já foi diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (CEAO), presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador (CDCN) e era membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a cadeira 33.  

Em 2010, Ubiratan recebeu em Brasília a Comenda da Ordem Rio Branco – concedida a personalidades e autoridades que realizaram ações em benefício da sociedade. No primeiro mandato do presidente Lula, o historiador trabalhou com o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, dirigindo a Fundação Cultural Palmares.

Entre os prêmios e títulos que recebeu, destacam-se: a Medalha do Bicentenário da Restauração Portuguesa da Academia Portuguesa de História, o Troféu Clementina de Jesus da União dos Negros pela Igualdade (Unegro) e a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal de Salvador. Ubiratan é autor dos livros “A Guerra da Bahia”, “Salvador Era Assim – Memórias da Cidade e Sete Histórias de Negro”, e “Histórias de Negro”.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/morre-o-historiador-e-professor-baiano-ubiratan-costa/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.