PE – Conselho de Desenvolvimento Urbano aprova Projeto Novo Recife

O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) aprovou no fim da manhã desta sexta-feira o Projeto Novo Recife, que prevê a requalificação urbanística do Cais José Estelita através da implantação de 12 torres e cinco edifícios-garagem. Foram 18 votos a favor, duas abstenções e um contra.

Apesar do Grupo Direitos Urbanos ter conseguido uma liminar caçando a formação do conselho, a votação acabou acontecendo nesta sexta. A entidade, que ingressou com uma ação popular, conseguiu uma liminar com a juíza de plantão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Edna de Barros Correia, alegando que a composição do CDU tem vícios.

Às 11h30, a secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano, Maria de Biase, falou com a imprensa. Na semana passada, a votação foi suspensa após o juiz José Viana Ulisses Filho, da 7ª vara da Fazenda Pública, expedir uma liminar, alegando falta de participação popular no CDU, que atualmente é formado por 28 conselheiros, entre representantes públicos e da sociedade civil. A liminar atendeu ação popular movida pelo grupo Direitos Urbanos.

O Novo Recife é um complexo formado por empresariais, flats, hotéis e áreas de comércio e lazer. A ideia do consórcio imobiliário é construir 12 torres, que terão de 21 a 41 andares (serão oito residenciais, dois empresariais e dois flats), e cinco edifícios-garagem ao longo do Cais José Estelita, na área central do Recife. De acordo com o projeto, o conjunto de galpões localizado nas proximidades do Forte das Cinco Pontas deve ser preservado e transformado em um centro cultural.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2012/12/28/interna_vidaurbana,415258/conselho-de-desenvolvimento-urbano-aprova-projeto-novo-recife.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.