“Waldemar Rossi e Maria Célia Vieira Rossi: a história por quem a fez”

O documentário “Waldemar Rossi e Maria Célia Vieira Rossi: a história por quem a fez” foi produzido em 2011 pela Moviola Presa Produções Independentes. A produção trata da trajetória política do casal mencionado no título do documentário, rememorando a atuação de ambos no movimento operário e popular brasileiro, desde os anos de chumbo da ditadura militar.

Metalúrgico, Waldemar Rossi se destacou por sua atuação na famosa Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, entre os anos 70 e 80. Ambos foram homenageados em cerimônia no Memorial da Resistência, antiga sede do DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), em 15 de outubro de 2011 – dia marcado por massivos protestos dos movimentos Occupy em quase 100 países e 1000 cidades, em repúdio à crise econômica internacional causada pelo sistema financeiro.

Maria Célia, por sua vez, atuou nas Pastorais da Igreja, em época em que elas se destacavam por sua ampla atuação social, além de também ter participado de movimentos comunitários.

Até hoje, o casal mantém a militância política e social, atuando em questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores, dos menores, encarcerados, e também em questões relacionadas à saúde pública e feminina, no caso de Maria Célia.

http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7930:videos211212&catid=74:videos&

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.