Portaria altera as regras para pulverização aérea. Governo atendeu pedido dos ruralistas, afirma MST

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, proposta de regulação para as aplicações aéreas de produtos agrotóxicos que contêm Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina Fipronil para as culturas de algodão e de soja. Segundo a proposta, as aplicações serão flexibilizadas de acordo com o ciclo de cada região do País e permitida no período após a floração das culturas, quando não há mais visitação por abelhas

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A proposta foi construída conjuntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e os produtores. A regulamentação deverá ser publicada no Diário a Oficial da União (DOU), por meio de Instrução Normativa (IN), assinada pelo Mapa e pelo Ibama, nos próximos dias.

Na semana passada, durante audiência pública no Senado, o assunto foi amplamente discutido. Inclusive estiveram presentes representantes do Ministério, do Ibama, da Embrapa, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), entre outras entidades representativas.

Comentário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST sobre a portaria:

O Ibama vai voltar atrás e promete tornar mais flexível, pela segunda vez, a portaria que restringia a pulverização aérea de quatro defensivos agrícolas. A medida vai beneficiar principalmente as lavouras de soja e de algodão. Uma nova portaria deverá ser publicada no Diário Oficial da União, até o fim desta semana. A única exceção é quando o plantio de soja estiver na época da florada.

Esse foi o resultado de uma reunião na Casa Civil, da Ministra Gleisi Hofmann, com representantes dos produtores e da bancada ruralista. Com a decisão, os produtores poderão fazer a aplicação aérea dos princípios ativosimidacloprido, tiametoxam, clotianidina e fipronil.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516576-portaria-altera-as-regras-para-pulverizacao-aerea-governo-atendeu-pedido-dos-ruralistas-afirma-mst-

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.