Lideranças Indígenas do Sul da Bahia ocupam sede da Direc 7 em Itabuna e Secretaria de Educação em Salvador

Conselho Indigenista Missionário

Cansados de serem enganados e desrespeitados em seus direitos, cerca de 50 lideranças dos povos Tupinambá da Serra do Padeiro e Pataxó Hã-Hã-Hãe ocupam desde cedo à sede da Secretaria de Educação do Estado da Bahia no Centro Administrativo da Bahia – CAB, em Salvador. E cerca de 10 lideranças do povo Tupinambá da Serra do Padeiro, ocupam a sede da Direção Regional de Educação (Direc) 7, em Itabuna.

Segundo as lideranças que promovem a ação, este ato se deu diante do desrespeito do Estado da Bahia com às comunidades indígenas que vêm sofrendo com as constantes promessas não cumpridas e por falta de cumprimento a muitos acordos estabelecidos com as aldeias e também que não são cumpridos.

Entre as principias reivindicações das lideranças esta: O fim da interferência do Estado na indicação das diretorias dos colégios nas aldeias; que as próprias comunidades possam indicar os diretores das suas escolas; a continuidade das obras do Colégio Estadual da Serra do Padeiro, paradas a mais de 06 meses, colocando em risco a perca inclusive de materiais já comprados; a regularização da situação de muitos professores e funcionários dos Colégios nas aldeias; respeito e aceitação por parte do Estado ao calendário próprio das comunidades indígenas e não a imposição do calendário do Estado. Eles exigem também o repasse dos recursos destinados a realização do VI Seminário Cultural da Juventude Indígena, que aconteceu em Outubro deste ano e até hoje os recursos não foram repassados para a comunidade.

Segundo as lideranças a ocupação também se deu simultaneamente na (Direc) 7 em Itabuna, devido aos constantes jogos de empurra-empurra entre as duas Instituições, “Sempre quando fazemos ocupação em algumas dela, eles afirmam que a responsabilidade é da outra, portanto ocupamos logo as duas para que assim não sejamos mais feito de bola de ping pong”. Afirma o cacique Babau.

Ainda segundo o Cacique e as demais lideranças presentes, na sua grande maioria, professores e funcionários dos Colégios, eles só desocuparão os prédios quando suas reivindicações forem atendidas.

Vale lembrar que os Tupinambá a menos de um mês ocuparam a sede da Direc 7 em Itabuna, quando muito destas promessas foram feitas e não cumpridas.

 Itabuna, 18 de dezembro de 2012

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6668&action=read

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.