Indígenas começam a ser qualificados pelo Pronatec Brasil Sem Miséria

Experiência piloto começa em Sidrolândia (MS), com 72 índios sendo capacitados em três cursos

Brasília O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria) começou nessa quinta-feira (13) a capacitar os primeiros indígenas em situação de extrema pobreza. A ação teve início no município de Sidrolândia (MS), onde 72 índios estão participando de três cursos: costureiro industrial, padeiro e pedreiro.

Segundo o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, os treinamentos têm metodologia específica para o público indígena, com uma forma diferenciada de acolhimento dos alunos. Em Mato Grosso do Sul, existem 73 comunidades indígenas, que abrigam mais de 70 mil pessoas. Para 2013, o Pronatec Brasil Sem Miséria será estendido no estado para o município de Dourados, com cursos de biojoia, manicure e pedicuro.

A indígena Graucia Maria Custódio, beneficiária do Bolsa Família, quer virar microempresária depois do curso de padeira. Ao todo, 32 pessoas participam dessa qualificação. Quando morava em Campo Grande, ela já havia trabalhado em uma padaria. Agora, moradora da Aldeia Tererê, pretende fazer pães para vender.

O Pronatec Brasil Sem Miséria é uma parceria do MDS com o Ministério da Educação, destinado a pessoas acima de 16 anos que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou em processo de cadastramento e sejam extremamente pobres. Em todo o país, 260 mil pessoas já se matricularam em mais de 350 cursos de capacitação.

http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias-1/2012/12/indigenas-comecam-a-ser-qualificados-pelo-pronatec-brasil-sem-miseria

Enviada por Gustavo Guerreiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.