Xakriabás denunciam extração ilegal de madeira no Norte de MG

Índios da reserva indígena Xakriabá, localizada em São João das Missões (Norte de Minas), denunciaram na tarde da última terça-feira (11/12/12), em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a extração ilegal de aroeira, madeira protegida pelos órgãos ambientais. Segundo a denúncia, pessoas inescrupulosas invadem a reserva, onde vivem mais de oito mil índios, derrubam a mata nativa e enchem caminhões com a madeira, transportada para locais distantes.

Para comprovar a denúncia, eles exibiram um vídeo em que mostram a aroeira cortada e amontoada, pronta para transporte. Levados à reunião pelo deputado Paulo Guedes (PT), eles pediram à comissão que tome providências no sentido de impedir que o processo de devastação de suas terras continue. Em razão das denúncias, o deputado disse que vai formalizar na comissão um pedido de audiência pública em São João das Missões, para debater o assunto com a comunidade. Durante a exibição do vídeo, o índio Adnar Araújo Gomes pediu a palavra para reforçar as denúncias com o apoio das imagens.

O deputado Fred Costa (PEN), que presidiu a reunião, manifestou também o seu repúdio à ação dos invasores, afirmando ser “inadmissível que o País que hospedou recentemente o maior encontro sobre desenvolvimento sustentável, a Conferência da ONU Rio + 20, que reuniu chefes de Estado do mundo inteiro, ainda esteja convivendo com essa prática de crime ambiental”. Observou que a madeira é protegida por lei federal e a falta de fiscalização causa espanto. “Toda essa madeira é transportada para algum lugar e deve passar pela rodovia, porque não há outro caminho”. “Como isso acontece?”, indagou, prometendo se empenhar, como deputado, para impedir que o crime continue a ser praticado impunemente.

Consulte resultado da reunião.

http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2012/12/11_direitos_humanos_denuncia_indios.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.