Madeireiros ilegais são flagrados por indígenas em Rondônia

Índios suruí fizeram o registro da atividade ilegal dentro da Terra indígena Sete de Setembro

Membros da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí flagraram atividades ilegais de madeireiros enquanto realizavam uma ronda de vigilância realizada entre 7 e 9 de novembro passado no território.

14 fiscais do povo suruí descobriram uma aldeia onde se abrigam madeireiros que praticam extração ilegal. Segundo os indígenas, em uma barraca localizada na aldeia Gaxib, foram encontradas folhas de papel com cálculos relativos ao extrativismo e madeiras esplanadas de paraju, garapa e pinho, entre outras espécies.

Os indígenas contaram que ao entrar na mata, viram um trator e um caminhão de carregamento de madeira. Quando foram avistados, os madeireiros fugiram. Às margens do rio Branco, a expedição registrou barracas, ossos de peixes, aves e jacarés, latas e cartuchos de espingarda vazios.

As práticas irregulares incluem integrantes da própria comunidade Suruí. Quatro indígenas da etnia surpreendidos pelos vigilantes confessaram sua participação nessas atividades, argumentando que as executam para “não morrer de fome”.

http://www.ecoreserva.com.br/eco-news/noticias/600-madeireiros-ilegais-sao-flagrados-por-indigenas-em-rondonia. Compartilhada por Lúcia Carneiro Guarani-Kaiowá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.