Conexão Brasil-África: Edital recebe mais de 70 propostas

 Drielly Jardim

A poucos dias do início da Década Internacional dos Povos Afrodescendentes (2013-2022) declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Fundação Cultural Palmares (FCP) divulga mais uma boa notícia para as culturas africana e afrodescendente. O Edital Conexão Brasil-África, fruto do Protocolo de Intenções assinado com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), recebeu mais de 70 propostas de projetos de países africanos, latino-americanos e caribenhos.

Para o presidente da FCP, Eloi Ferreira de Araujo, o grande número de propostas confirma o entendimento de que há uma demanda reprimida no que se refere à cooperação técnica internacional na área da cultura africana e afrodescendente. “É inegável que precisamos aprofundar as relações culturais com o Continente Africano, na perspectiva de políticas estruturantes e de valorização da idendtidade nacional. Essa demanda confirma o entendimento de se fazer uma ponte cultural do Brasil com o Continente Africano e produzirmos efeitos positivos para o povo brasileiro e africano”, ressalta.

O coordenador da Assessoria Internacional da FCP, Daniel Brasil, destaca que as propostas recebidas são diversas e contemplam inúmeras áreas. “Nós recebemos projetos que englobam desde o intercâmbio entre a pesca artesanal quilombola e a pesca tradicional costa marfinense, à capacitação em audiovisual”, cita Brasil.

Entre as propostas, há ainda projetos para a formação em cinema documentário; desenvolvimento de tecnologias sustentáveis construídas a partir do referencial da cultura afrodescendente e renovadas na cultura africana; práticas agrícolas quilombolas; saúde tradicional; intercâmbio gastronômico e encontros para a construção musical.

O resultado com as propostas selecionadas será divulgado no primeiro trimestre de 2013.

Confira a lista das propostas apresentadas.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.palmares.gov.br/2012/12/conexao-brasil-africa-edital-recebe-mais-de-70-propostas/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.