Posseiros fazem protesto contra ordem de despejo de terra indígena

Posseiros que vivem em Posto da Mata, em Alto Boa Vista (MT), realizam protesto, fazem vigília e prometem resistir à ação de despejo prevista para hoje nos três municípios que ficam na área da terra indígena Marãiwatsédé, no nordeste de Mato Grosso. Desde quarta, um grupo bloqueia o entroncamento da BR-158 com a MT-242, usadas para escoar produção agrícola.

A ordem de retirada determinada pela Justiça Federal será cumprida pela Polícia Federal e pela Força Nacional, que já estão no local. Segundo o IBGE, vivem em Marãiwatsédé 2.427 pessoas. Uma associação local diz que são 7.000.

Folha de S. Paulo

As famílias dos posseiros ainda esperam reverter na Justiça a ordem de retirada. Segundo moradores, o clima na área é de tristeza e tensão.

“A maioria [dos moradores] diz que vai morrer aqui dentro”, diz o churrasqueiro Ronaldo Damasceno, 30, que há 12 anos vive no local.

Ele diz que não vai enfrentar a polícia, mas que ficará em casa até o dia 16, quando oficiais de Justiça devem obrigá-lo a sair. Os posseiros não terão direito a indenização.

Os xavantes foram expulsos das suas terras na década de 1960 pelo governo militar e lutam na Justiça desde 1995 para voltar ao local.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516297-posseiros-fazem-protesto-contra-ordem-de-despejo-de-terra-indigena

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.