SP – XVI Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos

O Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é entregue todos os anos a pessoas ou entidades reconhecidas por sua atuação em defesa dos direitos humanos no Estado de SP.

O prêmio foi criado em 1996 e neste ano um dos premiados é Mano Brown. Grande nome do rapper brasileiro e vocalista dos Racionais MC’s. A premiação é pelo trabalho do rapper na periferia em defesa da questão racial, denunciando o genocídio da juventude, negra e pobre da periferia. Para o músico lutar pelos direitos humanos e ser agraciado por isso não é motivo de comemoração e sim de tristeza, pois valorizar quem procura o certo para todos é sinal que vivemos numa sociedade de valores distorcidos e individualista.

Em mais de 20 anos de carreira Mano Brown sempre trabalhou para que a vida de quem mora na periferia melhorasse, seja pobre, negro, mulher ou homem. Essa luta pela igualdade é mais antiga do que muito de nós gostaríamos e, teve vários mártires ao longo da nossa história, como o brasileiro Santo Dias (que dá nome ao prêmio) entre muitos outros nomes conhecidos ou não da nossa sociedade.

Dias era um homem trabalhador muito comprometido com as questões sociais. Ele lutou contra as injustiças sociais durante a ditadura militar no Brasil e ousou reivindicar benefícios numa época barra pesada da nossa história. Sua luta teve um fim triste em 1979, durante o confronto com a polícia militar, aonde Santo Dias tentava dialogar para libertar operários presos e foi brutalmente assassinado por um PM pelas costas.

Compartilhada por Sandrah Guarani-Kaiowá.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=433143893406405&set=a.427165637337564.113438.426820507372077&type=1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.