RS – Reitoria da UFFS (Chapecó) persegue professor

Com informações da Seção Sindical da ANDES UFRGS. Para assinar a Petição Pública de Apoio ao Professor Vicente Ribeiro, clique AQUI.

Professor Vicente Ribeiro

Reitoria da UFFS persegue e processa docente (ex-aluno da UFRGS), criminalizando o posicionamento do mesmo no Conselho Universitário da Instituição. A diretoria da Seção Sindical/UFRGS se posiciona em defesa do prof. Vicente Ribeiro.

Na UFFS, Vicente Ribeiro é representante docente do campus de Chapecó no Conselho Universitário e, também, diretor da Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS-Seção Sindical).

O que ocorreu?

A atual Reitoria pro tempore da UFFS abriu contra ele dois Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e encaminhou representação junto ao Ministério Público Federal. Ambos processos referem-se ao pronunciamento do professor e conselheiro durante a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni), ocorrida em 15 de junho de 2012, questionando a condução dos trabalhos da sessão realizada pelo Vice-reitor da UFFS.

Nessa reunião, foi debatido o polêmico ato do Reitor de criar um novo campus sem qualquer consulta às instâncias colegiadas da instituição. Na ocasião, por decisão de ampla maioria de seus membros (26 votos favoráveis, sete contrários e cinco abstenções), o CONSUNI aprovou uma moção de repúdio a esse ato do Reitor por considerá-lo uma afronta aos princípios da gestão democrática. As cifras da votação deixam claro que, como não possui maioria no Conselho Universitário, a reitoria tem usado os PADs para intimidar as posições contrárias.

O testemunho dos colegas do professor Vicente atesta que sua atuação tem se caracterizado pela defesa da democracia nos diferentes espaços da instituição e pelo protagonismo na luta por melhores condições de trabalho dos servidores da UFFS.

Diretoria da Seção Sindical/UFRGS se dirige ao Reitor da UFFS

A diretoria enviou, por e-mail, ao Reitor da UFFS, com cópia para o presidente da Associação Nacional dos Reitores das IFES (Andifes) o seguinte posicionamento (retomado de um abaixo-assinado lançado pelos professores da UFFS):

“Questionamos o tratamento dado pela Reitoria pro tempore às polêmicas no interior da UFFS por meio de processos administrativos disciplinares. Tais processos – em particular os que atingem o prof. Vicente Ribeiro – buscam levar para a esfera disciplinar e criminal o legítimo debate realizado nas instâncias colegiadas da Universidade, contribuindo para disseminar uma política de amedrontamento em toda a comunidade universitária, para negar o direito à livre expressão e para sufocar o debate contraditório. Neste sentido, nos posicionamos em defesa do colega Vicente, concitamos a Reitoria da UFFS a abandonar os caminhos da repressão e nos manifestamos favoráveis ao imediato arquivamento dos processos acima mencionados”.

A diretoria da Seção Sindical convida os colegas a assumir posição similar. As adesões ao abaixo-assinado acima podem ser enviadas ao prof. Danilo (docente da UFFS: [email protected]), indicando nome e Departamento ou Unidade na UFRGS.

Quem é Vicente Ribeiro?

O professor Vicente Neves da Silva Ribeiro leciona na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde está em Estágio Probatório. É ex-aluno da UFRGS. Durante sua graduação, foi bolsista Pibic (orientado pelo prof. Francisco Marshall), bolsista Fapergs (orientado pela profª Cláudia Wasserman) e monitor da disciplina de História Antiga. Cursou o mestrado sob orientação da profª Cláudia Wasserman. Também atuou no Centro Acadêmico da História (CHIST), no DCE e como representante discente em diversos órgãos colegiados É filho da profa Rosane Neves, docente do Instituto de Psicologia de nossa Universidade.

Mais informações, inclusive links para vídeos de manifestações dos estudantes, em Solidariedade ao Professor Vicente Ribeiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.