Investigação da “Operação Itaipu” abriria novo capítulo sobre ditaduras, diz pesquisadora

Jonatas Campos/Opera Mundi

Para Heloísa Starling, países do Mercosul deveriam se aprofundar no resgate ao passado repressivo da região

Além de se empenhar na integração econômica e social com a América Latina, os países do Mercosul deveriam também se aprofundar no resgate ao passado das ditaduras militares no Cone Sul.

Essa é a opinião de Heloísa Starling, professora de história da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e responsável pela elaboração do Projeto República, um levantamento minucioso das centenas de presos e perseguidos políticos da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

No debate sobre o direito à memória, à verdade e à justiça, realizado nesta quarta-feira (5/12) na Cúpula Social do Mercosul, em Brasília, a professora explicou sobre a participação do Brasil na “Operação Itaipu”, investigando militantes políticos latino-americanos que foram trabalhar na construção da usina fugindo da perseguição em seus países.

“Essa documentação está desaparecida. Seria muito bom se os responsáveis por Itaipu localizassem o acervo do SNI (Serviço Nacional de Inteligência), que agia dentro da usina. O governo brasileiro usou sua força de repressão dentro de Itaipu. Caso seja localizado o acervo de Itaipu, provavelmente teremos um novo capítulo na história das ditaduras no Cone Sul”, revelou Heloísa.

A pesquisadora também advertiu que no Brasil não está sendo dada a devida atenção aos estudos da Operação Condor, articulação de diferentes governos sul-americanos para reforçar a repressão às dissidências na época. “A Operação Condor é muito estudada fora do Brasil, aqui temos pouco bibliografia sobre o assunto”, disse.

Antes mesmo da aprovação da Comissão da Verdade brasileira, o Projeto República foi baseado no livro Direito à Verdade e à Memória, lançado em 2007. Ele foi desenvolvido na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vannuchi. Editado e compilado em um CD-ROM, o projeto conta a história de 375 personagens através de fotos, vídeos, músicas, fatos históricos e ambiente cultural da época. Também faz uma contextualização histórica, com eventos importantes na América Latina, como a Operação Condor e o Golpe de Estado chileno, em 1973.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/25845/investigacao+da+operacao+itaipu+abriria+novo+capitulo+sobre+ditaduras+diz+pesquisadora.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.