Abuso Infantil é o tema do Sala de Convidados ao vivo, nesta sexta-feira, 07/12, às 11h

O que representa o abuso infantil? Não existe um único crime para exemplificar o abuso contra crianças e adolescentes, mas vários que impedem o pleno desenvolvimento do indivíduo nesta fase da vida, muitas vezes tirando do jovem a chance de viver. Violência doméstica, abuso e exploração sexual de menores de idade, exploração do trabalho infantil são algumas das atrocidades cometidas contra esta população quando lhe falta afeto, proteção, respeito, orientação, educação, cuidado e outros meios de sobrevivência.

O direito do jovem cidadão está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Já são mais de 20 anos desde a criação do ECA. Nele está disposto a proteção integral à criança e ao adolescente, compreendidos entre o nascimento até seus 18 anos de idade. É dever da família, comunidade, sociedade em geral e do poder público assegurar, aos meninos e às meninas, os direitos inerentes ao ser humano.

ECA, Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude, Assistências Sociais, Código Penal, como cada um dos instrumentos e das instâncias se relacionam e garantem proteção?  Quais políticas se mostram eficazes ao combate de crimes relacionados a menores de idade? No programa desta semana, os convidados discutirão o papel dos atores sociais neste contexto e os avanços dos dispositivos legais ao longo dos anos. Assista e participe do debate.

Sobre o Sala de Convidados
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde, ao lado da tela de transmissão do programa ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail [email protected] ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página COMO ASSISTIR no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Coordenação de Comunicação Social – Ana Cristina Figueira
[email protected] – 55 21 3194-7743

http://www.canal.fiocruz.br/destaque/index.php?id=887

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.