Cacique Tembé é encontrado em Nova Esperança do Piriá, PA

Valdeci Tembé foi localizado por índios da mesma etnia, nesta segunda, 03. Ele desapareceu por conta própria, por medo de ser assassinado

Do G1 Pará

O cacique Valdeci Tembé foi localizado na tarde desta segunda-feira (3), na área rural de Nova Esperança do Piriá, nordeste do estado. Ele foi encontrado por índios da mesma etnia, que decidiram fazer buscas no município depois que o líder indígena desapareceu, na noite do último sábado (01).  Os Tembé já informaram a Polícia Federal sobre o caso.

De acordo com os indígenas que estão na Casa do Índio, em Paragominas, Valdeci desapareceu por conta própria depois de conflitos ocorridos durante a operação “Soberania Nacional”, realizada pelo Ibama, no mesmo dia do seu depararecimento. Ele teria andado mata adentro, com medo de ser assassinado.

O cacique foi localizado em um povoado a 65 km de Nova Esperança do Piriá, onde recebeu abrigo de camponeses. Parentes de Valdeci não querem que o local em que ele se encontra seja divulgado e temem ações violentas por parte dos madeireiros. Segundo os familiares, o cacique deve ser levado a Belém nos próximos dias para prestar depoimentos à Polícia Federal.

Entenda o caso
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), policiais militares e índios foram alvo de tiros disparados por madeireiros na noite do último sábado (01), na terra indígena Alto Rio Guamá, em Nova Esperança do Piriá, no nordeste do Pará. A equipe de agentes fazia a retirada de madeira apreendida dentro do território de índios Tembé. Durante o conflito, o cacique Valdeci Tembé desapareceu.

O Ministério Público Federal (MPF) pediu apoio urgente para as polícias Federal e Militar do Pará para conter os madeireiros na região. Segundo informações do MPF, a madeira foi apreendida em 2011 depois de ser extraída ilegalmente de dentro da terra indígena, mas só agora o Ibama pôde fazer cubagem, para posterior retirada. Os policiais e fiscais foram surpreendidos pelos madeireiros, que atiraram contra a equipe.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/12/cacique-tembe-e-encontrado-em-nova-esperanca-do-piria-pa.html

Enviada por Michelle Corrêa Guarani Kaiowá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.