ALPB encaminha ofício que sugere ao Exército assumir obras da transposição do São Francisco

Postado por Eugênio Fonseca Pimentel

Em ofício encaminhado pelo presidente da Frente Parlamentar da Seca, deputado Assis Quitans, a Assembleia Legislativa da Paraíba sugeriu que o exército brasileiro assuma as obras de transposição do Rio São Francisco. A justificativa é de que até agora os únicos trechos da transposição que estão concluídos são aqueles que se encontram sobre responsabilidade do exército.

No documento, são elencadas 14 sugestões para viabilizar a conclusão do projeto e otimizar sua execução. Entre elas, estão a criação pelo governo do Estado de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para estudar os problemas ambientais que vão ocorrer com a entrada das águas no Estado, a agilização de obras sanitárias nos 54 municípios paraibanos que serão beneficiados com o projeto e a proposta de fortalecimento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O pedido é apenas uma das medidas adotadas pelo Legislativo que tem o objetivo de agilizar a conclusão da obra. O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo falou a respeito da medida. “Os fatores que agravam a situação, tais como baixa umidade relativa do ar (20%) e desertificação fruto das adversidades climáticas, requerem estratégias que visem, pelo menos a médio e longo prazo, criar condições de vida para a população e o rebanho, este em vias de dizimação”, descreve.

Os deputados participarão, na próxima semana, da Caravana da Seca. Eles vão percorrer cerca de 2 mil quilômetros com o objetivo de verificar a situação de calamidade enfrentada pela população paraibana e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema.

A caravana será realizada no período de terça-feira (4) a sexta-feira (7) em diversas regiões do Estado.

A obra do projeto da transposição de águas do rio São Francisco começou em 2007 e foi orçada em R$ 4,5 bilhões. Hoje ela custa R$ 8,2 bilhões. A previsão para conclusão era 2012, mas atualmente o governo federal já fala que a obra será finalizada em 2015.

*Fonte portal pbagora

http://blogln.ning.com/profiles/blog/show?id=2189391%3ABlogPost%3A1043663

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.