“Passados Presentes – memória negra no sul fluminense” (vídeo de 43′)

Passados Presentes coloca em destaque a vigorosa tradição oral de descendentes de escravizados nos antigos domínios da família Souza Breves na região sul do estado do Rio de Janeiro (Bracuí e Pinheiral), que protege do esquecimento informações sobre o tráfico ilegal de africanos e sobre experiências de antepassados cativos e libertos. Ao lado do jongo, a tradição oral constitui patrimônio familiar e cultural e se transforma hoje em traço identitário que apóia lutas políticas mais amplas contra o racismo e pela garantia da posse de terras coletivas. O documentário destina-se também a finalidades didáticas, no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

O filme foi produzido a partir de pesquisa iniciada em 2007, sob a coordenação das historiadoras Hebe Mattos e Martha Abreu através do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF) e do Núcleo de Pesquisa em História Cultural (NUPEHC/UFF) da Universidade Federal Fluminense. No âmbito dessa pesquisa foi criado, com patrocínio do Edital Petrobrás Cultural/2005, o arquivo audiovisual Acervo UFF Petrobrás Cultural Memória e Música Negra, que tem hoje quase 300 horas de gravação (sobretudo entrevistas com descendentes de escravos de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro). O catálogo do arquivo está disponível para pesquisa na web, indexado por palavras chaves na forma de um banco de dados desenvolvido em software livre, e o acervo aberto para consulta na Biblioteca Central do Gragoatá, na Universidade Federal Fluminense (www.labhoi.uff.br).

As novas filmagens, a montagem e a finalização de Passados Presentes foram realizadas ao longo de 2010 e 2011, com patrocínio da FAPERJ e do CNPq (Bolsa Cientista do Nosso Estado, PRONEX Culturas Políticas e Usos do Passado, Edital Humanidades e Pensa RIO, Bolsas de Produtividade em Pesquisa e PIBC) e com apoio do Ministério da Cultura através do Pontão de Cultura do Jongo e do Caxambu.

Passados Presentes é o quarto documentário produzido pelo LABHOI sobre a trajetória, a memória e o patrimônio cultural dos descendentes dos últimos escravos da antiga província do Rio de Janeiro. Os três primeiros são: Memórias do Cativeiro (2005); Jongos, Calangos e Folias, Música Negra, Memória e Poesia (2007); e Versos e Cacetes, o jogo do Pau na cultura afro-fluminense (2009).

Ficha Técnica:

Direção: Hebe Mattos e Martha Abreu.
Roteiro: Hebe Mattos, Martha Abreu e Isabel Castro.
Edição: Isabel Castro.
Fotografia: Guilherme Fernández.
Câmera adicional: Luiz Giban e Thiago Campos Pessoa.
Som direto: Hélio Leite e Gilciano Menezes.
Pesquisa: Hebe Mattos, Martha Abreu, Patrícia Brandão Couto e Thiago Campos Pessoa.
Assistentes de Pesquisa: Emanuela Caeres, Jana Leal, Sara Carolina de Castilho, Thaís Amaral, Camila Marques.
Consultores: Ana Lugão Rios, Matthias Assunção e Aloysio Clemente Breves.
Duração: 43 min.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.