Organizações sociais acionam o MPF contra empréstimo do BNDES a Belo Monte

O anúncio da liberação de R$ 22,5 bilhões para a construção de Belo Monte, feito pelo BNDES nesta segunda, 26, levou nove organizações da sociedade civil a enviar uma representação ao Ministério Publico Federal no sentido de solicitar medidas jurídicas que impeçam o repasse do empréstimo enquanto as inúmeras pendências sociais, ambientais e jurídicas do projeto não forem sanadas.

De acordo com as entidades, o financiamento de Belo Monte pelo BNDES fere uma série de normas legais e do próprio banco, uma vez que o projeto, além das graves irregularidades cometidas durante o processo de licenciamento e no cumprimento das condicionantes sociais, ambientais e indígenas, sofre de grave insegurança jurídica, econômica e energética.

A informação é do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, 28-11-2012.

Em nota divulgada nesta quarta, o Movimento Xingu Vivo para Sempre lista as principais salvaguardas do BNDES que não foram consideradas pelo Banco nos tramites de financiamento de Belo Monte. “Nenhum dos critérios sociais e ambientais do próprio BNDES foram aplicados para liberar dinheiro pra usina. O banco ainda diz que parte dos recursos deverá ser usada em mitigação de problemas. Isso é conversa, ninguém garante que esse dinheiro vai minimizar o sofrimento dos atingidos, já que até agora praticamente todas as promessas da Norte Energia feitas aos índios, ribeirinhos e agricultores foram descumpridas. O BNDES já repassou mais de três bilhões pra Belo Montesem nenhuma análise de risco, e veja a situação desastrosa da população da região, do desmatamento e da falta de estrutura em Altamira”, afirma Antonia Melo, coordenadora do Movimento.

Assinam a representação:

Movimento Xingu Vivo para Sempre
Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos
Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre
Justiça Global
Rede Justiça nos Trilhos
Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul/PACS
Núcleo Amigos da Terra Brasil
Instituto Mais Democracia
Conselho Indigenista Missionário (CIMI)

Clique aqui para ler a representação na íntegra.

Clique aqui para ver a nota do MXVPS.

Veja também: Belo Monte. Um depoimento. Entrevista especial com Ignez Wenzel

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/515940-organizacoes-sociais-acionam-o-mpf-contra-emprestimo-do-bndes-a-belo-monte

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.