CEBELA, FLACSO e SEPPIR divulgam novo Mapa da Violência 2012: a Cor dos Homicídios no Brasil

Para fazer o download do Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil clique na imagem.

No âmbito das atividades do Mês da Consciência Negra e do Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Juventude Viva, o Centro Brasileiro de Estados Latino-Americanos – Cebela  e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO em conjunto com a  Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, divulgam o Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil, de autoria de Julio Jacobo Waiselfisz.

O estudo focaliza a incidência da questão racial na violência letal do Brasil, tomando como base os registros de mortalidade do Ministério da Saúde entre os anos de 2002 e 2010. Verifica-se nesse período uma queda de 25,5% nos números e taxas de homicídios entre brancos, enquanto os homicídios de negros aumentaram 29,8%, ampliando ainda mais a brecha existente em 2002.

O estudo analisa a incidência da vitimização da pessoa negra nos estados, municípios e capitais brasileiras, tentando identificar os focos e os determinantes dessa violência.

O estudo foi apresentado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz no auditório térreo da Seppir, no bloco A da Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quinta-feira (29/11), com a presença da ministra chefe da Seppir, Luiza Bairros, e do presidente do Cebela, Jorge Werthein.

http://www.juventude.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2012/11/29-11-2012-cebela-flacso-e-seppir-divulgam-novo-mapa-da-violencia-2012-a-cor-dos-homicidios-no-brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.