Às vezes é bom a gente fazer uma faxina em gavetas e armários do escritório, depois de alguns anos guardando papeis, escritos, folhetos, notícias. Fiz isso ontem e fiquei surpresa com alguns recortes que resgatei da fogueira.
“Quem realiza leilões não pode ser o seu fiscal”. ” Você não é juiz de si mesmo”. Essas frases foram ditas em abril de 2003, durante o seminário “Agências Reguladoras: Avaliação de Performance e Perspectivas”, na Câmara dos Deputados[1]. Quem disse? Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia do governo Lula.
A ministra se referiu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo Dilma Rousseff a agência estaria incorrendo em conflito de interesses e a independência das agências seria crucial para combater o monopólio. Ela estava se preparando, nessa época, para criar a proposta do Novo Modelo Institucional do Setor Elétrico que virou lei em março de 2004.
Dilma criou o Novo Modelo do Setor Elétrico e a Aneel continuou com as mesmas atribuições, incorrendo em conflito de interesses. Dilma assumiu a presidência e a Aneel ficou ainda mais atrelada ao poder do executivo, realizando leilões e fiscalizando-os. Monopólio disfarçado.
Aproveitando que a PF investigou fraude na Agência Nacional de Águas (ANA), seria interessante que estendesse a mesma operação para a Aneel.
[1] Jornal O Estado de S.Paulo – Caderno Economia: Dilma quer afastar Aneel dos leilões – quarta-feira, 30 de abril de 2003.
—
http://telmadmonteiro.blogspot.com.br/2012/11/quem-realiza-leiloes-nao-pode-ser-o-seu.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+TelmaMonteiro+(Telma+Monteiro)