Vídeo Premiado – Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – 2012

Por Oluandeji

Este mês tive alguns debates acalorados com amigos que “não são racistas”, que não se conformavam com os “privilégios” que negros estavam tendo em cima dos brancos. Isso me atentou a fatos lógicos porque algumas pessoas são contra o sistema de cotas raciais, pois os que estavam reclamando eram pessoas brancas de classe média, que passaram sua infância entre brincar, viajar e estudar, contudo achavam que o negro deveria ser igual a eles, mas não nos privilégios, pois não tinham culpa do Negro morar em favela, não ter saúde, nem escola e passar por um racismo normalmente aceito pela sociedade.

Com o bate papo cada vez mais quente, até que um deles me disse que Negro parado é suspeito e correndo é ladrão, mas que tinha amigos negros e até um empregado, mas não gostaria que sua filha tivesse um namorado negro e que não achava que isto era racismo.

Os relatos estavam me deixando irritado, mas entendi que eles eram uns coitados a tal ponto que nem perceberam que eram racistas, mal sabiam da ignorância que carregavam em seus pensamentos.

O vídeo acima é premiado e de uma qualidade técnica e instrutiva de tirar o chapéu, parabéns a todos que estiveram nesse processo, meus parabéns antecipados a todos que divulgarem este trabalho de conscientização e combate ao racismo.

Vídeo Premiado – Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – 2012

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.