Povo Pataxó realiza retomada na Bahia e comunidade é ameaçada

Índios Pataxó do extremo sul da Bahia retomaram no último dia 18 área reivindicada como de ocupação tradicional. A propriedade rural, Fazenda Santa Lúcia, com 54 hectares, está dentro dos limites da demarcação das terras indígenas no Parque Nacional do Descobrimento, caso de Cahy-Pequi (Comexatibá).

Lideranças informam que estão sendo ameaçadas por homens que se passam por policiais militares; dizem que se os índios não saírem por bem, vão sair ‘na bala’.

A fazenda fica localizada a nove quilômetros de Cumuruxatiba, sendo que é usada para a criação de gado. Antes da chegada do invasor, a área era de mata nativa, derrubada para dar lugar ao pasto.

Em 18 de março do ano passado, a Funai publicou a Portaria 365, que constituiu um Grupo de Trabalho com o objetivo de realizar estudos complementares. O trabalho do GT só teve início em 15 de abril deste ano. Da mesma forma, deveria ter publicado o resultado técnico em até 60 dias, o que ainda não aconteceu.

A retomada visa sinalizar ao governo federal que a comunidade não aceita mais a demora da demarcação das terras dos Pataxó.

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6622&action=read

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.