1ª Marcha da Periferia, dia 23/11 (sexta-feira), às 17h, da Candelária ao Busto de Zumbi

Omar Blanco*

O dia 20 de novembro é o dia Nacional da Consciência em referência ao dia em que Zumbi dos Palmares, líder da principal experiência de resistência coletiva contra a escravidão, o Quilombo dos Palmares, foi assassinado no ano de 1695, na serra da barriga em Alagoas. No entanto, hoje essa experiência assim como outras que lembram a luta dos trabalhadores, é comemorada na maioria das vezes de forma despolitizada e superficial, se resumindo a festa, shows na rua, samba e cerveja.

Diante disso, o Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe/RJ em unidade com a ANEL, o MML, Movimento Nacional Luta Popular em uma Frente de Ação com vários movimentos e entidades, e como parte do calendário de lutas da CSP Conlutas – Central Sindical e Popular Conlutas, tem a perspectiva de construir e realizar a MARCHA DA PERIFERIA. Com o tema “CONTRA O RACISMO: AS REMOÇÕES FORÇADAS E A FAXINA ÉTNICA”, realizará, assim como já vem acontecendo em outros estados do país como Maranhão e São Paulo, a sua Iª Marcha da Periferia, um grande ato político e cultural no dia 23/11 (sexta-feira) às 17h com uma passeata da Candelária ao Busto do Zumbi!

A proposta da Marcha é politizar o dia 20 de Novembro, lembrar que essa data corresponde ao esmagamento da maior experiência política, econômica e militar que ameaçou o sistema colonial escravista, que é uma data de resistência da população negra e de luta contra o racismo, ontem e hoje, e por isso é de interesse de toda a classe trabalhadora, pobre e negra da sociedade; bem como discutir e promover ações conjuntas no combate às remoções forçadas, a faxina étnica, a criminalização da pobreza; e fortalecer a luta do Movimento Negro independente dos governos e do grande capital, que nos explora e oprime.

A marcha da periferia do Rio de Janeiro pretende ser mais um espaço de contestação da ordem capitalista e de denúncia da dura realidade que esse sistema vem impondo aos trabalhadores e, tal qual Zumbi, que lutou e resistiu no Quilombo dos Palmares por um século, nós também seguimos na luta inspirados por essa heroica experiência.

O dia 25 de Novembro é o dia de luta contra a violência à mulher em homenagem à Pátria, Minerva e Maria Teresa, três irmãs que ficaram conhecidas como Las Mariposas e que lutavam contra a ditadura na República Dominicana, durante a década de 50. No dia 25 de novembro de 1960, foram assassinadas pelo governo de Rafael Trujillo.

Ainda hoje a violência contra as mulheres e aos que lutam ainda faz parte de nosso cotidiano. Ela é, em primeiro lugar, um problema social, fruto da baixa qualidade de vida em que vive grande parte da população, e da cultura patriarcal machista entravada na sociedade. Em segundo lugar, deve-se entender que o atual Estado burguês, ou “Estado Democrático de Direito”, é o maior impulsionador da violência e da criminalidade. Suas próprias instituições, corruptas e decadentes, promovem um círculo vicioso de repressão e crime. Enquanto isso, os trabalhadores continuam sem emprego, saúde, educação, moradia, transporte, cultura, lazer e saneamento básico.

Assim é o capitalismo! Somente numa sociedade em que o uso da força não substitua a democracia, é possível uma vida sem violência. E, isso só é possível, numa sociedade em que os trabalhadores estejam realmente no poder, uma sociedade socialista.

ZUMBI SOMOS NÓS !!!

*Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Novas Tecnologias.

Enviada por Rejane Lúcia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.