Tradições sobrevivem na comunidade Santo Antônio dos Pretos, em Codó

Comunidade do século XVIII quando se tornou o refúgio de escravos. Área reúne vários povoados com 196 famílias

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Ontem, dia 20 de novembro, foi comemorada a Consciência Negra. Uma das principais comunidades quilombolas da Região dos Cocais, em Codó é a comunidade de Santo Antônio dos Pretos.

Santo Antonio dos Pretos é do século XVIII quando se tornou o refúgio de escravos que fugiam de seus senhores. Territorialmente, hoje é a uma área que reúne vários povoados com 196 famílias, das quais 37 vivem na chamada comunidade-mãe, berço cultural da umbanda codoense cujos santos e orixás são festejados em junho e dezembro.

Tradições que sobrevivem à tímidas mudanças estruturais que chegaram num passado não muito distante. Tem poço artesiano com água potável e energia elétrica. Agora, além da lavoura, eles também criam caprinos e o um pequeno rebanho de bois e vacas.

Muita coisa melhorou, mas os quilombolas da comunidade mais tradicional de Codó ainda enfrentam problemas, alguns deles na área da educação. Existem duas escolas na localidade, mas na de nível médio, técnico-profissionalizante, inaugurada em 2010, não existe sequer um aluno de Santo Antonio dos Pretos.

Por falta de um posto quando a saúde falta no corpo é preciso coragem e força dos parentes para fazer o doente chegar à cidade. 47 km, às vezes, de moto. Apesar das dificuldades, Santo Antonio é uma comunidade de quilombolas tranquilos, de necessidades urgentes e sonhos modestos.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde para falar sobre a falta de um posto de saúde na comunidade e a prefeitura para saber sobre programas de melhorias de moradia, mas ninguém foi encontrado para falar dos problemas.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/11/tradicoes-sobrevivem-na-comunidade-santo-antonio-dos-pretos-em-codo.html

Enviada por Edmilson Pinheiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.