PE – Pescadores flagram crime ambiental atribuído à Usina Trapiche

Pescadores e pescadoras denunciaram hoje pela manhã, dia 21, à Comissão Pastoral da Terra, mais um crime ambiental cometido no Rio Sirinhaém, localizado na mata sul do estado de Pernambuco. No início da manhã, ao chegarem no Rio, os pescadores, que preferiram não se identificar por conta de retaliações e ameaças, encontraram uma grande quantidade de vinhoto no Rio que causou uma intensa mortandade de peixes. Os pescadores atribuem o crime à Usina Trapiche, que recentemente recebeu um prêmio da Assembleia Legislativa de Pernambuco por seus supostos méritos ambientais.

Segundo os pescadores, a água do Rio está “preta, da cor de café, por conta do derramamento de vinhoto”. Esta não é a primeira vez que os pescadores denunciam os crimes ambientais cometidos com o derramamento de vinhoto atribuído à Trapiche. De acordo com os pescadores, a Usina, todos os anos na época da moagem, lança cotidianamente o vinhoto no Rio Sirinhaém. Em 2009, a Usina foi autuada pelo IBAMA por crime semelhante, o que lhes rendeu uma multa de um milhão de reais.

A Comissão Pastoral da Terra já comunicou o fato aos órgãos de fiscalização responsáveis, como o Agência Estadual de Meio Ambiente (CPHR) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). A Pastoral espera que os órgãos de fiscalização possam, em caráter emergencial, averiguar a denúncia feita pelos pescadores e pescadoras.

Ouras informações:

Comissão Pastoral da Terra – Regional NE II

Renata Albuquerque

Fone: (81) 9663.2716

http://www.cptne2.org.br/index.php/publicacoes/noticias/noticias/55-pe/3599-pescadores-flagram-crime-ambiental-atribu%C3%ADdo-%C3%A0-usina-trapiche.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.