ANADEP: Defensores Públicos comemoram mais uma vitória pela democratização da Justiça, com a aprovação do PLP 114

O plenário da Câmara acaba de aprovar, nesta quarta-feira (21.11), por unanimidade, com 289 votos, o PLP 114/2011, que trata da adequação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101, de 2000) à autonomia administrativa, financeira e orçamentária da Defensoria Pública. Os diretores da ANADEP e os presidentes das Associações Estaduais, que estavam no Congresso Nacional acompanhando a votação, comemoraram o resultado como o mais importante passo na efetivação da autonomia constitucional estabelecida pela Reforma do Judiciário na emenda 45.

“Essa foi uma das vitórias mais importantes da Defensoria Pública nos últimos tempos e permite um tratamento financeiro e orçamentário condigno com a missão de promover a defesa dos interesses da grande maioria da população brasileira. Entre as alterações relevantes trazidas por este projeto está a criação de um percentual de até 2% da receita corrente líquida dos estados, exclusivamente, destinado ao investimento nas despesas de pessoal da Defensoria Pública. Essa alteração coloca a Defensoria Pública, rigorosamente, no mesmo patamar da magistratura e do Ministério Público”, esclarece o presidente da ANADEP, André Castro.

A conquista, que permitirá a democratização do acesso à justiça por meio da expansão dos serviços da Defensoria Pública (hoje presente em apenas 42% das comarcas do país), foi atribuída a um trabalho articulado e contínuo, liderado pela ANADEP, mas em parceria com as Associações, Defensorias Gerais e os defensores públicos de todo o país.

“A aprovação de um projeto de lei dessa complexidade, em tão pouco tempo (cerca de 1 ano e meio de tramitação), foi fruto direto do grande trabalho realizado de forma harmoniosa e articulada pelas Associações de defensores públicos de quase todos os estados do Brasil. As Associações tiveram papel fundamental no contato com os parlamentares nos estados, explicando a eles o conteúdo e a importância do projeto para o crescimento e o fortalecimento das Defensorias Públicas. Esta é uma vitória dos defensores de todo o Brasil”,  reitera o vice-presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli.

A matéria, agora, segue para sanção presidencial.
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/1499/index.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.