População de Minaçu (GO) teme proibição do amianto pelo STF

Cava da mina de exploração do mineral no município: única na América Latina e terceira maior do mundo

A exploração da fibra é responsável por 70% da arrecadação

Renato Alves – Enviado Especial

Minaçu (GO) — Classificado como cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há 35 anos. Banido por completo na Europa desde 2005. Proibido em mais de 60 países e em cinco estados brasileiros. Nada disso importa para os 32 mil moradores de Minaçu. Eles lutam como ninguém pelo amianto, o produto amaldiçoado em grande parte do mundo. Localizada no norte de Goiás, a 365km de Brasília, a cidade nasceu, cresceu e vive do minério, responsável por 70% da sua arrecadação.

Na divisa com Tocantins, o município tem a única usina de amianto da América Latina, a terceira maior do planeta, menor apenas que uma instalada na China e outra na Rússia. Funcionando ininterruptamente e pertencente ao grupo Eternit, ela responde por 13% de toda a fibra comercializada no mundo e 50% da consumida no Brasil. Misturado ao cimento, o amianto é usado principalmente na confecção de telhas e caixas d’água. Com metade das residências usando tais materiais, o país é o quarto consumidor do produto.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,12/2012/11/18/interna_brasil,334274/populacao-de-minacu-go-teme-proibicao-do-amianto-pelo-stf.shtml#.UKjWYYmYUOE.gmail.

Enviada por José Carlos pra Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.