MPF cobra explicações da Funai sobre atendimento aos índios de MG e Espírito Santo

Em outubro deste ano, índios ocuparam a sede da Funai em Governador Valadares exigindo mudanças na coordenação da entidade. Problemas dos índios serão discutidos em uma audiência pública na cidade

Luana Cruz

O Ministério Público Federal em Governador Valadares (MG) vai cobrar explicações da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre o atendimento prestado às comunidades indígenas de todas as etnias que moram em Minas Gerais e Espírito Santo. No próximo dia 30, ocorrerá uma audiência pública na qual devem participar, além dos índios, representantes da sociedade civil, órgãos públicos, universidades e organizações indigenistas não-governamentais.

Em outubro deste ano, cerca de 50 índios, de etnias diferentes, ocuparam a sede da Funai em Valadares e fizeram reféns dois vigilantes do prédio. Os indígenas exigiam mudanças na coordenação da entidade na região. Eles pediram exoneração da administradora regional da fundação, Edelvira Turetta, no cargo desde 2009. Em Carmésia, representantes do órgão também foram mantidos reféns enquanto ocorria a manifestação em Valadares. Todos reféns foram libertados sem ferimentos após um dia inteiro de protestos e negociações. Participaram da ação representantes das tribos Pataxós, Guaranis e Tupiniquins.

Segundo o MPF, na audiência serão discutidas as reivindicações dos índios. O resultado da sessão será encaminhado aos procuradores da República dos dois estados para adoção das providências cabíveis.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/11/17/interna_gerais,330454/mpf-cobra-explicacoes-da-funai-sobre-atendimento-aos-indios-de-mg-e-espirito-santo.shtml.

Enviada por Alenice Baeta para a lista do Cedefes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.