Debate – Megaeventos e Violações de Direitos Humanos

“basta o amor pelo esporte para hipnotizar desavisados”

Um megaevento é uma situação paralisante no ponto de vista político, especialmente a Copa do Mundo, porque, se tratando de futebol, mobiliza-se um elemento cultural fortíssimo na cultura brasileira, o futebol. E em seu nome vale tudo.

As transformações urbanas para sediar a Copa do Mundo já vem afetando negativamente as condições de moradia de milhares de pessoas de baixa renda. Os processos de urbanização e gentrificação são aberturas para a especulação imobiliária através de investimento da iniciativa privada, do capital coorporativo, da FIFA que traz o conjunto de interesses empresariais dos patrocinadores fechados com instituições privadas com o objetivo de renovação urbanística, mas desrespeitando direitos humanos básicos.

Com esse pretexto, coisas nada “civilizadas” ocorrem; populações de baixa renda despejadas de suas comunidades, a forte militarização da polícia, a restrição do comércio de rua e popular durante os jogos.As decisões sobre o investimento das obras ocorrem nos gabinetes de prefeitos e governadores juntamente com a rede empresarial envolvida na viabilização desses empreendimentos. Essas operações não passam pelo Ministério das Cidades. A democracia desapareceu nesse contexto, como sempre ocorre nos processos de grandes decisões que afetam diretamente a sociedade.

A Lei Geral da Copa que entra em vigor no próximo dia 01/12/2012, no dia do sorteio das chaves para a Copa das Confederações que irá ocorrer na metade do ano que vem, constitui o documento central de um conjunto de leis de exceção que vem sendo editadas nos três níveis federativos do país, de forma a garantir que a Copa do Mundo maximize o lucro da FIFA, de seus patrocinadores e de um conjunto de corporações nacionais, ampliando o canal de repasse de verbas públicas a particulares e fortalecendo um modelo de cidade excludente, que reproduz a lógica da especulação imobiliária e do cerceamento ao espaço público.

Mesa:
Fernanda – PRAXIS
Juliana – Comitê Popular da Copa SP

No dia 1º de dezembro, data que entra em vigor a Lei Geral da Copa e dia do sorteio das chaves da Copa das Confederações da FIFA em SP, um grupo aberto de articulação e resistência contra impactos e violações de direitos humanos da Copa do Mundo de 2014 em SP, esta organizando um grande ato com concentração a partir das 13h em frente à Ocupação da Rua Mauá, quando perguntaremos aos governos responsáveis por essa situação, afinal, “COPA PRA QUEM?”

Serviço:
Data: 25/11
Local: Rua Frei Caneca, 986 – SPAto Copa Pra Quem?
evento: http://www.facebook.com/events/223458344452367/

CINE OCUPA
evento: http://www.facebook.com/events/277111592391660/

https://www.facebook.com/events/282420348545304/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.